A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

01/03/2011 09:50

Transição do Verão para Outono terá grande volume de chuva em MS

Aline dos Santos
Chuva forte casuou alagamentos ontem em Corumbá. (Foto: Anderson Gallo)Chuva forte casuou alagamentos ontem em Corumbá. (Foto: Anderson Gallo)

A transição do Verão para o Outono deve registrar grande volume de chuva nas regiões Central, Oeste e Norte de Mato Grosso do Sul. Iniciado em 21 de dezembro, o Verão termina no próximo dia 20 de março.

De acordo com o meteorologista da Anhanguera/Uniderp, Natálio Abrahão, a semana será chuvosa em cidades como Campo Grande, Corumbá, Coxim, Aquidauana e Miranda.

“Mas, a partir da primeira quinzena de março a chuva deve cair drasticamente”, afirma. No fim deste mês, as características do Outono devem se acentuar, com manhãs mais frias, noite mais longas e dias mais curtos. As massas de ar frio são esperadas para o fim de abril.

Já o Verão vai se despedindo com chuva acima da média em Campo Grande. Em dezembro, janeiro e fevereiro foram registrados 686 milímetros de precipitação. A média esperada era de 580 mm para o período.

Somente em janeiro, o total de chuva ficou abaixo do esperado. Mas, no mês seguinte, as águas de fevereiro chegaram a 262 milímetros, frente aos 170 mm previstos para a Capital. No Estado, o mês de fevereiro contabilizou 4 mil milímetros. A previsão era de 2,8 mil mm.

Já o calor ficou abaixo do usual para a estação. O normal são temperaturas de até 37ºC, mas a média ficou em 34°C. “Já a mínima não passou dos 20ºC”, salienta o meteorologista.

Para março, a previsão é de que chova 160 milímetros em Campo Grande. Hoje, nas primeiras horas do primeiro dia do mês, foram 35 milímetros de precipitação.

Ontem, a chuva forte começou ainda na madrugada e causou muitos estragos em Corumbá. O Corpo de Bombeiros registrou 45 pontos de alagamento e três casas foram interditadas pela Defesa Civil.

Tempo hoje em Campo Grande amanheceu nublado. (Foto: João Garrigó)Tempo hoje em Campo Grande amanheceu nublado. (Foto: João Garrigó)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions