ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 28º

Boa Imagem

Como usar tênis no trabalho?

Os tênis não estão restritos ao âmbito esportivo, transitam em diversos ambientes, incluindo os profissionais

Larissa Almeida (*) | 12/09/2023 12:46

O conforto é essencial para a produtividade no trabalho. Isso é indiscutível. Imagine trabalhar com uma peça te apertando, pinicando, ou um sapato que, toda vez que você usa, fica com dor no pé? Cada vez mais, as pessoas estão optando por produções que aliem conforto e estilo, tanto nas ocasiões profissionais quanto sociais.

E que sapato é mais confortável do que o tênis, não é mesmo? No entanto, é preciso tomar alguns cuidados caso opte por este tipo de calçado no dia a dia profissional. É preciso equilíbrio e bom senso para não comunicar desleixo ou informalidade excessiva. Se você trabalha em uma empresa mais formal, como escritório de advocacia, área financeira ou clínicas de dermatologia por exemplo, e quer uma opção confortável, indico optar por sapatos baixos em couro (loafers, sapatilhas, e etc.) e evitar o tênis, a não ser em uma sexta-feira casual.

Além disso, existem modelos e modelos, e os “tênis de academia”, principalmente aqueles muito coloridos, neon, podem comunicar desleixo em muitos ambientes. Tênis modelo All Star também comunicam muito despojamento e jovialidade, então para profissões na área de comunicação e criação podem funcionar melhor, como arquitetos e publicitários. Imagine um médico ou advogado com estes modelos de tênis atendendo seus clientes e pacientes? Pode não ser levado à sério.

Os tênis casuais, em couro original ou fake, ou tênis de lona ou outros materiais, mas em cores mais sóbrias como beges, brancos, pretos, azul marinho, verde militar, mostarda ou vinho costumam funcionar para a maioria das profissões. E como já é uma peça super casual, o importante é usá-lo com outras peças que não sejam esportivas, como uma camisa, calça em alfaiataria, blazer, e evitar o combo mais básico: tênis de academia + calça jeans com lavagem + camiseta estampada de algodão.

Então, compiladas aqui estão as principais dicas:

  • Invista em cores neutras e mais discretas, e materiais mais nobres como o couro;
  • Combine com peças que não remetam ao universo esportivo, como camisas e calças em alfaiataria;
  • Opte por modelos que não sejam “de academia”, com solados de mola e supercoloridos;

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

Nos siga no Google Notícias