ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 28º

Boa Imagem

Três pontos para observar antes de comprar um sapato masculino

Detalhes como a espessura do solado fazem toda a diferença na maneira como o sapato irá calçar no seu pé

Larissa Almeida (*) | 22/08/2023 13:13

Independente do seu estilo, ou do tipo de sapato que irá comprar – se é tênis, sapato social, mocassim, loafer - é importante observar três características antes de investir no melhor sapato masculino para você: a espessura do solado, o material do cabedal (toda a parte superior do calçado) e o formato do bico. Dependendo da sua altura, biotipo e formato do seu pé, alguns modelos podem funcionar e outros não.

1) Espessura do solado: homens altos, com altura a partir de 1,75m, e com estrutura corporal maior, com mais peso, precisam de sapatos com mais estrutura no solado para não ficarem com o “pé espalhado”, que é quando o sapato deforma nas laterais. O solado precisa ser mais rígido e com uma espessura maior, proporcional ao biotipo. Então é importante evitar mocassins tipo driver, sem solado, ou sapatos com solado muito fino ou maleável.

A dica para homens baixos é evitar sapatos com solado alto ou contrastante, porque fica desproporcional e acaba cortando a silhueta. Se quiserem um pouco mais de altura no sapato, é interessante optar por uma palmilha interna mais grossa. Os mocassins tipo driver, sem solado, calçam melhor nos homens baixos e homens mais magros, porque geralmente são mais leves e não precisam de tanta estrutura no sapato.

2) Bico do sapato: evite a todo custo o bico alongado, aquele mais fino na ponta. Depois de um tempo de uso, o couro fica marcado com a dobra do pé e fica com a impressão de sapato do Alladin, levantado na ponta. Bicos mais arredondados funcionam melhor para a maioria dos homens.

3) Material: aqui estamos falando do conforto e da durabilidade. O couro nobuck, que se assemelha a uma camurça e tem toque aveludado, tem menor “durabilidade”, porque mancha mais fácil e parece gasto com pouco tempo de uso. O couro liso é o que possui mais resistência e durabilidade. Já o couro sintético costuma ser mais duro, menos maleável e em cerca de três anos começa a esfarelar. É importante saber estas características, mas depende do seu gosto pessoal e objetivo de imagem.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

Nos siga no Google Notícias