ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

As eleições municipais não mobilizaram as redes sociais

Mário Sérgio Lorenzetto | 18/11/2020 07:06
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Decisivas nas eleições presidenciais, as redes sociais não mobilizaram as eleições municipais. Essa, talvez, tenha sido a maior novidade da campanha. No entanto, vem despertando pouca curiosidade. Menos eventos nas ruas, raras brigas nos grupos de WhatsApp de família, inexistentes embates nos Facebook e Twiter. Os 150 milhões de brasileiros aptos a votar, estavam preparados para ir às urnas em um ano atípico. Muitos deles simplesmente não foram. A abstenção cresceu. A atenção do brasileiro não esteve voltada para a disputa.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A expectativa das redes sociais trombou com a parede.

Comícios? Nem pensar. Reuniões políticas? Só amarrado. As condições objetivas garantiam que os brasileiros debateriam as eleições municipais nas redes sociais. Mas essa expectativa trombou com a parede. Sucumbiu. A sobreposição de temas e de fatos que aconteceram, acabou roubando espaço e atenção nas redes sociais. A população continua preocupada com o coronavírus, com a vacina e, por incrível que pareça, com as eleições norte-americanas... e até com o futebol. Essas foram as pautas campeãs nas redes sociais nos meses de outubro e novembro.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Disputa acirrada entre vacina e eleições nos EUA.

Os dias que antecederam as eleições municipais brasileiras viram uma batalha acirrada entre duas pautas: vacina e eleições nos EUA. A cada hora, os medidores de temas das redes sociais davam um vencedor. Em nenhum momento, as eleições municipais brasileiras atingiram o top 5, os campeões das redes digitais. O destino do mundo era mais importante que o do município. A chegada da vacina - de qualquer nacionalidade - decidia o direito de viver.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A ausência de polarização.

O petismo e o bolsonarismo não exerceu papéis importantes nas eleições municipais. Pelo contrário, desapareceram. Com o sumiço dos extremistas, as eleições municipais não se tornaram campos de disputa ideológica. Os brasileiros se cansaram de tanto debate ideológico, inócuo para suas vidas, e foram escolher - calmamente - aqueles que apresentaram melhores resultados. "Meu cotidiano de necessidades é mais importante que discutir o besteirol extremista". Esse foi o recado dado pelos eleitores -  em alto e bom som - para os extremistas de plantão. Sem polarização, as redes sociais ficaram em paz. Eles não perceberam (e, como sempre, não estudaram), mas a última vez que os extremistas chegaram ao top 3 nas redes sociais, foi em março, quando ocorreu a grande guerra entre Bolsonaro e Governadores pelo "vá prá rua, senão é marica" e o "fique em casa".


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O aumento lento e gradual da abstenção.

Uma pesquisa mostrou que houve eleições em 41 países durante a pandemia. O único país onde ocorreu aumento de eleitores votando, foi nos EUA. Mas, até por lá, o crescimento foi pelo voto pelos correios. Nos demais, a regra foi o crescimento da abstenção. Inclusive no Brasil. Mas, por aqui, o caso é diferente. O brasileiro já vinha preferindo justificar ou pagar a multa de R$3,51 do que comparecer nas seções eleitorais. Em 2008, a ausência foi de 14% dos eleitores. Em 2012, o número subiu para 16%. Em 2016, o percentual foi de quase 18%. E, agora, chegou a 25%. Não é só pandemia que explica os 25% de ausência, a descrença em políticos e no sistema político não para de crescer. Há mais de 10 anos eles não dão respostas condizentes com as necessidades populares.

Nos siga no Google Notícias