ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Em Pauta

As sociedades governadas pelas mães

Mário Sérgio Lorenzetto | 19/06/2016 08:40
As sociedades governadas pelas mães

Quatro mães elefantes dão sombra com seus corpos a suas rechonchudas criaturas. É difícil dar de mamar metida na água até o ventre, assim elas deixam que seus "pequenos" mamem até se esbaldar antes de entrarem no rio onde passarão o dia. Elas são previdentes.

Uma velha elefanta, suas irmãs, suas filhas adultas e todos seus descendentes vivem juntos em família. A família constitui a base compartilhada no cuidado das crias e na criação dos "pequenos". Normalmente, a fêmea mais velha atua como a depositária suprema da história e do conhecimento vivo. Esta supermãe, ou matriarca, toma as decisões sobre onde irá a família, quando irão e quanto tempo permanecerão no lugar. É o ponto de confluência familiar e a principal protetora. E sua personalidade - tranquila ou nervosa, mas firme e audaz - marca a pauta para toda a família. Durante vários meses, a mãe tem a cria permanentemente a seu alcance. Na maioria das vezes, o contato entre mãe e cria é físico, ela não larga o filho.

Observemos as mães de outras espécies. Quando um macaco ouve a chamada de auxílio de uma cria, imediatamente dirigem o olhar para a mãe do macaquinho. A ação será determinada por ela. Quando um golfinho se separa de sua mãe atacado por um tubarão, não há no mundo expressão de angustia e lamento tão veemente como o dessa mãe. O mesmo se dá com as orcas. A prole acompanha a mãe por toda a vida. Ao contrário dos elefantes jovens que saem em bandos de machos, abandonando a família, as orcas macho jovens não desgrudam de sua mãe. Os machos procuram suas namoradas em outras famílias de orcas, mas rapidamente retornam à família original. Os laços materno-filiais são eternos para as orcas. Não há outro grupo de mamíferos tão ligados a suas mães como as orcas.

A unificação familiar é admirável. Há até as orcas-parteiras, com mais de 40 anos e na menopausa, que ajudam as orcas jovens na hora de levar para a superfície o recém-nascido para respirar pela primeira vez. E, para completar, são as orcas na menopausa que dão de mamar para as crias das outras. Elas produzem leite até 15 anos após a menopausa. A maternidade é uma missão na Terra maior e mais sagrada do que normalmente reconhecemos.

As sociedades governadas pelas mães
As sociedades governadas pelas mães

A insignificância dos sindicatos brasileiros.

Cerca de 200 novos sindicatos surgem a cada ano no Brasil. É incrível, mas existem mais de 15.000 sindicatos no país. O único país com mais sindicatos que o Brasil é o Japão. O país asiático tem 40.000 sindicatos. Todavia, a organização por lá é diferente, os sindicatos são de cada empresa e não de cada setor de atividade profissional.

Um absurdo de tantos sindicatos e quase não há filiados no nosso país. Dos 100 milhões de trabalhadores, tão somente 5 milhões são filiados. Mas isso pouco importa para os dirigentes sindicais. A lei brasileira estabelece uma contribuição obrigatória dos trabalhadores - sindicalizados ou não. Todos tem de pagar aos sindicatos o valor equivalente a um dia de trabalho. A soma é de R$ 3 bilhões que vão todos os anos para as contas dos sindicatos, federações e centrais sindicatos. Há ainda outro benefício nessa lei, os sindicatos não precisam se preocupar com concorrentes, pois o governo (que recolhe a contribuição sindical) reconhece apenas uma organização oficial por categoria e por local.

É a "unicidade sindical". Exatamente por tantos privilégios que eles acabam não representando os trabalhadores. Não precisam de grandes esforços para conquistar associados como em todos os demais países. A regra nos demais países, é anunciar na TV suas ações, organizar seguros suplementares em caso de acidentes e de falência da empresa, e o mais importante, representam os trabalhadores. É apenas um monopólio estabelecido pela lei. Com dinheiro certo entrando sem parar nos cofres sindicais, são tomados pela ineficiência e insignificância. Sobra a eles a função cartorial da rescisão de contrato e as disputas partidárias.

As sociedades governadas pelas mães

CPI do Ministério da Cultura.

O PT nada conseguiu. Os "movimentos populares", petistas, também não. A ideia de golpe, tão propalada, virou pó. A pesquisa da CNT mostrou que a população não engoliu a invencionice de golpe. Mas o Ministério da Cultura é o ultimo bastião petista. O quartel general da militância assentada (e sentada) nas redes. Amarrada por uma teia dos grupos de produtores e artistas que fortaleceram ainda mais seus argumentos protecionistas com a tentativa frustrada do governo Temer de colocar ordem na casa.

Diante da gritaria, das invasões de prédios (copiadas pelo Incra), da manifestação de produtores , dos textos dos artistas - todos abonados pelos cofres públicos - um deles foi à ultima instancia, levou ao Papa Francisco a lorota do golpe. Temer recuou.

Mas nada mudou. Os prédios continuam invadidos e os produtores e artistas continuam a propagar, no Brasil e no exterior, falsas ideias do que ocorre no país. Mas as reações estão atemorizando os "proprietários do Minc", a população está abarrotando as redes sociais de protestos contra eles e o Congresso prepara uma CPI da Lei Rouanet para desnudar as más práticas desse órgão público. Como afirmou Rosângela Bittar: "Parece ser ela (a CPI) a dobradiça que permite lacrar o cofre da caixa".

Nos siga no Google Notícias