ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Em Pauta

Bem vindo ao piroceno, a era de fogo planetária

Mário Sérgio Lorenzetto | 06/11/2019 06:31
Bem vindo ao piroceno, a era de fogo planetária

Mais incêndios. O Pantanal arde. A Califórnia queima. O Congo, a segunda maior floresta mundial, foi incendiada. O Grande Chaco, nosso vizinho, virou fumaça. As chamas se tornaram as cores do mundo. O fogo de queima livre é a provocação imediata do caos. Mas nas mãos dos humanos, a combustão controlada também forja o caos. As sociedades modernas estão queimando paisagens líticas - uma biomassa que já viveu e agora está fossilizada na forma de petróleo, gás e carvão. São duas vertentes de fogo. É o piroceno, a era de fogo.

Bem vindo ao piroceno, a era de fogo planetária

O fogo é um carro sem motorista.

O fogo é um carro desgovernado, sem motorista, percorre a estrada queimando o que estiver a sua volta. Às vezes, confronta uma curva chamada mudança climática. Às vezes, é um cruzamento complicado onde a paisagem urbana e o campo se encontram. Às vezes, são os perigos da estrada deixados por acidentes passados, como o corte de árvores, plantas invasoras ou ambientes pós-queima. A mudança climática aumenta seu desempenho, é um aprimorador de seus efeitos deletérios. Mas as mudanças climáticas não são suficientes, por si só, para explicar a praga dos mega-fogos. O clima é composto por muitos fatores. O fogo também. Quando os dois interagem, tudo se complica.

Bem vindo ao piroceno, a era de fogo planetária

A crença de que o fogo pode ser enjaulado.

Liderada por silvicultores, espalhou-se a crença de que o fogo poderia ser enjaulado, como se estivesse em fornos. A substituição tecnológica - saíram as madeiras e as velas, entraram as lâmpadas - reduziu a presença de chamas. A "população de incêndios" decaiu por um bom tempo. Enquanto isso, as sociedades se organizavam em torno de combustíveis fósseis. E passou a ignorar o fogo nas matas e florestas. Como o fogo deixou de incendiar as cidades, fingiram que ele não existia. Agora, as fontes de fogo estão sobrecarregadas. Derrubada de árvores - deixando um mar de gravetos e folhas - pedem para aparecer um raio ou qualquer faísca. O clima também está descontrolado. O calor é excessivo e favorece os incêndios.

Bem vindo ao piroceno, a era de fogo planetária

Bem vindo ao piroceno.

A história brevemente se tornará a história do fogo. O poder de fogo controlado pelos humanos se une ao poder de fogo descontrolado. A interação desses dois reinos de fogo não foi muito estudada. É como se o afundamento intelectual da compreensão não pudesse sustentar esse outro fogo. Mas esse dois fogos estão interagindo a cada dia. Estão remodelando o planeta.
A combustão industrial modelou a agricultura, os ambientes peri-urbanos e as reservas para a manutenção da vida selvagem. A interação dos dois fogos - controlado e descontrolado - está mudando o fogo da estrada. Iniciamos uma piriogeografia que parece - assustadoramente - com uma nova era. A era do fogo. O piroceno.

Nos siga no Google Notícias