ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Governantes, não há dúvida, teremos um repique de covid-19

Mário Sérgio Lorenzetto | 21/11/2020 08:22
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

As eleições terminaram. É hora dos governantes levarem a sério a nova onda da pandemia. Depois de breve período de estabilidade e queda no contágio, os dados de casos diários e internações voltaram a preocupar. A contagem das internações e dos contágios quase dobrou na última semana. Os contagiados passaram de 3.800 pessoas para 6.464. São em torno de 500 pessoas por dia que passam a sofrer os efeitos do vírus. As internações cresceram 40% na última semana.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Quando o excesso de otimismo faz mal à saúde.

O otimismo com o cenário de estabilidade e com a divulgação dos dados positivos de testes das duas vacinas - Oxford e Coronavac - levaram a população a relaxar o isolamento e outras medidas de prevenção, como o uso correto de máscara, o que é apontado pelos especialistas como a principal causa de crescimento das internações.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Erros, erros e mais erros.

O brasileiro só acordou para a pandemia com o filme de terror visto em Bergamo, na Itália. Dezenas de caminhões militares carregavam centenas de ataúdes. Criou-se uma guerra no Brasil. Parcela importante dos brasileiros aderiu ao negacionismo. Primeiro, inventaram que nosso calor conteria a doença. Erraram. Em seguida, embarcaram na ladainha da contenção da doença pelo "efeito manada". Essa teoria significa a matança de dezenas de milhões de brasileiros, depois da morte ou infecção de 60% a 70% da população, quem sobrevivesse inteiro, estaria imune à doença. Novo erro. Foram inventando medicamentos e teorias. Todas voltadas a desafiar o vírus. O vírus venceu. Nos levaram a milhares de mortes. E continuam......


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Agora, as mentiras atingem as máscaras.

Uma das mentiras mais comuns sobre o uso de máscaras é que elas produzem hipóxia (falta de oxigênio) é que esta pode provocar náuseas, mal-estar e falta de reflexos. A experiência, nos últimos meses, nos mostrou que não é assim. Os médicos também vêm demonstrando que vivem com máscaras em seu cotidiano sem nada sofrerem. Tampouco há sustentação científica para não usarmos máscara. É só um ato de valentia absurda.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Quem chegará primeiro, a nova onda ou a vacina.

Campo Grande foi uma das últimas capitais brasileiras a enfrentar a pandemia. Os governantes, apesar de claudicarem muito, tiveram tempo mais que suficiente para os preparativos de combate. Apostam agora, passadas as eleições, que a vacina logo estará nos postos de saúde. Ninguém sabe quando os sul-mato-grossenses terão acesso à vacinação. Há chances de que os trabalhadores da saúde e os mais idosos venham a receber as injeções entre fevereiro e março. Mas essas datas não passam de mera expectativa. A nova onda de covid-19 chegará antes da vacina. Já está em nossas portas. É preciso estudo apurado, mas o pico dessa nova onda ocorrerá em dezembro, no máximo em janeiro. Alguns meses antes da vacina. Os governantes não precisam mais se preocupar com votos. Preparem-se rapidamente para a nova onda. Atenham-se a suas consciências.

Nos siga no Google Notícias