ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Em Pauta

Os quatro desconhecidos homens da Revolução Industrial

Mário Sérgio Lorenzetto | 11/11/2020 06:35
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ao contrário do que imaginam, a Revolução Industrial  foi tumultuada e levou gerações para produzir riquezas. Tudo começou com a tecelagem, a transformação de flocos de algodão macio em produtos úteis, como lençóis e calças jeans. A tecelagem implica duas operações: fiar e tecer. A fiação é o processo de transformar fibras curtas do algodão em longos carretéis de linha. A tecelagem é o entrelaçamento de dois conjuntos de fios, formando a trama.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

John Kay e a lançadeira móvel.

A fiação e tecelagem era indústrias caseiras em todo o mundo. Na Inglaterra, a fiação era trabalho das mulheres. A tecelagem pertencia aos homens. Os processos eram demorados até que John Kay, um jovem do interior da Inglaterra inventou a lançadeira móvel, a primeira das inovações revolucionárias que a indústria necessitava. Essa lançadeira é uma ferramenta que permite transportar o fio da trama de um lado para o outro. A inventada por John Kay dobrou a velocidade da tecelagem. Segundo a história tradicional, tanto as fiandeiras como os tecelões revoltaram-se com John Kay, pensavam que perderiam seus trabalhos. Ficaram tão furiosos com Kay que atacaram sua casa e ele teve de fugir para a França, apesar de ter levado bastante dinheiro, proveniente dos aluguéis de sua lançadeira móvel, morreu na miséria. Seu invento foi amplamente pirateado.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade



Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

James Hargreaves e a máquina que fazia o trabalho de dez mulheres.

Em 1764, James Hargreaves, um tecelão analfabeto, inventou um dispositivo simples, mas engenhoso, chamado "Spinning Jenny" (Fiandeira Jenny), que fazia o trabalho de dez mulheres fiandeiras. Não se sabe muito sobre Hargreaves. Teve doze filhos e foi o mais pobre e sem sorte dos quatro grandes nomes da Revolução Industrial. Uma multidão de furiosos trabalhadores - que imaginavam ficar sem trabalho - foi a sua casa e queimou vinte Spinning Jennies e quase todas suas ferramentas. Uma perda cruel e desesperadora para um homem pobre. Antes dessa invenção, as mulheres inglesas fiavam 230 toneladas de algodão por ano. Em 1785, graças à máquina de Hargreaves, esse número saltou para 7 mil toneladas.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade



Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O inescrupuloso e rico Richard Arkwright.

Arkwright tinha sido dono de bar, fabricante de perucas e barbeiro. Nada inventou. Apenas teve a ideia de reunir sob o mesmo teto as máquinas criadas por John Kay e por James Hargreaves. Roubou as máquinas sem remorso algum. E nem indenização aos criadores, é claro. Era um organizador. Um trapaceiro, na verdade. Mas ótimo organizador. Unindo trabalho duro, sorte, oportunismo e férrea inclemência, ele praticamente monopolizou, por um breve tempo, o negócio do algodão na Inglaterra.
Os milhares de trabalhadores que foram substituídos pela organização de Arkwright foram levados ao desespero. Ele previu isso. Construiu essa que é a primeira fábrica da história humana nos moldes de uma fortaleza e fortificou-a com canhões e 500 lanças. Tornou-se riquíssimo. Na ocasião de sua morte em 1792, Arkwright empregava 5 mil trabalhadores em sua fortaleza. Mais de 20 mil tinham ficado sem ter o que fazer.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade



Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O padre Edmund Cartwright e o tear movido a vapor.

Na verdade, esses três personagens tinham dado os primeiros passos para a Revolução Industrial. O homem que mudou totalmente a história da humanidade, o personagem mais importante de sua época (ou talvez de qualquer outra época) foi o padre Edmund Cartwright. Vinha de uma família abastada e aspirava ser poeta, mas entrou para a igreja. Uma conversa casual com um fabricante de tecidos o levou a inventar, em 1785 - partindo do zero -, o tear mecânico movido a vapor. Esse tear transformou a economia mundial e fez da Inglaterra um país rico. Em 1851, havia 250 mil teares de Cartwright operando. Em 1913, alcançara o pico de 805 mil só na Inglaterra. Eram quase 3 milhões espalhados pelo mundo. Se tivesse sido recompensado minimamente, seria o Bill Gates de sua época. Mas não teve nenhum ganho e ainda ficou endividado ao tentar proteger e fazer cumprir sua patente.
Mas Cartwright não parava de inventar. Criou uma máquina para fazer cordas e outra para desfiar lã, ambas de grande sucesso. Sua última invenção seria a mais sensacional e aquela que quase ninguém lhe dá crédito: em 1823, inventou uma carruagem sem cavalos, movida a manivela, capaz de percorrer 43 quilômetros em um dia, mesmo nos terrenos mais íngremes e sem esforço. O primeiro protótipo de um automóvel.

Nos siga no Google Notícias