ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Em Pauta

Quem inventou as férias? Um negócio pobre no MS

Mário Sérgio Lorenzetto | 28/03/2019 07:00
Quem inventou as férias? Um negócio pobre no MS

O turismo de massas mudou o mundo para sempre. Mas ele não chegou a todos os rincões do planeta. Ao contrário do que muitos imaginam, esse é um negócio recente. Para desencanto dos extremistas, essa é uma ideia da esquerda. Foi a Frente Popular de Leon Blum que em junho de 1936 instaurou legalmente na França duas semanas de férias pagas - "congés payés" - estabelecendo definitivamente os pilares das férias em todo o mundo. Antes, os italianos ricos e de classe média tiravam férias - deixando suas empresas em mãos de funcionários - indo para o campo. Obviamente não eram férias remuneradas.

Quem inventou as férias? Um negócio pobre no MS

Os generais foram os grandes propulsores das férias no Brasil.

As férias foram o primeiro benefício geral estabelecido para os trabalhadores brasileiros. Foi estabelecido em 1925 dando 15 de descanso. Só havia um "pequeno" problema: patrão nenhum cumpria esse decreto pró trabalhador. São contados em dois dedos os patrões que liberavam seus empregados para férias - um em São Paulo e outro na Bahia.
O período de descanso anual passou a ser um pouco mais respeitado,e estendido para 20 dias somente em 1949, no governo do general Eurico Gaspar Dutra.
Finalmente, em 1977, por meio de um decreto do então presidente general Ernesto Geisel, é que os atuais 30 dias foram estabelecidos e respeitados. Por fim, na Constituição de 1988, um novo direito foi criado: o adicional de um terço ao salário que se recebe nas férias.

Quem inventou as férias? Um negócio pobre no MS

A expansão das férias nos países.

França e Finlândia são os países que mais tempo de férias garantem a seus trabalhadores. Nesses países são obrigatórios,no mínimo, 30 dias de descanso remunerado. O tempo mais comum é de 40 dias.
Desde o ano 2000 o governo chinês autorizou férias pagas que deve ocorrer no Ano Novo Chinês, sem data fixa, ou no Dia Nacional, em outubro. Desde então, o turismo chinês explodiu. Em 2012 passou à condição de país que mais turistas remete ao mundo. No ano passado, os chineses realizaram 134 milhões de viagens turísticas fora de suas fronteiras. Não há país que leve o turismo a sério que não corra à China para captar seus turistas.

Quem inventou as férias? Um negócio pobre no MS

O embrionário turismo de estrangeiros no MS.

A mídia faz crer que há turismo de estrangeiros no MS. Essa é uma falsa ideia. Nossos dois maiores polos turísticos, Bonito e Pantanal, recebem um número diminuto de estrangeiros anualmente. E esses raros turistas estrangeiros são originários, majoritariamente, da Bolívia e do Paraguai. É um negocio pobre. Preenche as reservas de um hostel - pequeno hotel para estudantes - em Bonito, e é contabilizado nos dedos em uma rica fazenda, voltada para o turismo, localizada no Pantanal.

Nos siga no Google Notícias