A notícia da terra a um clique de você.
 
27/01/2020 06:22

Tomate e laranja, "compras" de um espermatozoide

Mário Sérgio Lorenzetto
Tomate e laranja, compras de um espermatozoide

A ciência poderia contar a história do espermatozoide que foi ao supermercado. Não era um esperma qualquer, inteligente, pensava em só "comprar" os alimentos que fossem saudáveis, que lhe dessem a melhor saúde para o intenso gasto de energia na "natação" até o óvulo. Uma disputa com outros milhares de espermatozoides que significaria o "casamento" e, assim, o surgimento de uma vida.

Tomate e laranja, compras de um espermatozoide

A lista de "compras" do espermatozoide.

Segundo um recente estudo publicado na revista científica "European Journal of Nutrition", os espermatozoides também tem de ser bem alimentados. Isso significa dar-lhes para "comer" frutas como o tomate, a melancia, o mamão papaia, os mirtilos e frutos vermelhos em geral.

Tomate e laranja, compras de um espermatozoide

Licopeno, o segredo dos espermatozoides.

O motivo dessa predileção por frutas está em uma substância antioxidante que há nesses alimentos da cor vermelha: o licopeno. Para chegar a essa conclusão, os cientistas da Universidade de Sheffield, na Grã Bretanha, administraram 14 miligramas de licopeno em um grupo de homens durante 12 semanas.

Tomate e laranja, compras de um espermatozoide

O "super" esperma, ótimo nadador.

Observaram uma melhoria significativa em certos aspectos da qualidade do esperma de quem havia tomado licopeno. Tinham mais esperma móveis progressivos e se deslocavam melhor que antes do licopeno. Essas são habilidades críticas na hora de fecundar o óvulo. Além disso, a população de esperma que exibiam uma morfologia normal era maior que antes do antioxidante. Mas não houve diferenças na quantidade de espermatozoides.

Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente
Busca

Classificados


Copyright © 2020 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.