Velhice: falar vários idiomas protege o cérebro contra a senilidade
Você deseja tomar uma “vacina” contra a senilidade? É muito simples: aprenda a falar várias línguas. Apenas falar basta, é bem possível que não tenha necessidade de escrever. É o que assegura uma pesquisa publicada recentemente na revista “Nature Aging”. Diz que está demonstrado que o multilinguismo protege o cérebro contra o envelhecimento acelerado, tanto a nível cognitivo como funcional. A pesquisa foi realizada com 86.149 pessoas de 27 países.
A troca-troca de sistemas cerebrais.
A pesquisa foi realizada por um conjunto de cientistas de vários países. Um deles, o norte-americano Jason Rothman, diz que constataram uma intensa troca de sistemas cerebrais em quem fala mais de uma língua. Explica que “O cérebro deve manter vários sistemas ativos ao mesmo tempo e escolher qual usar em cada contexto”. Cada vez que um bilíngue elege uma palavra, suprime outra e, cada vez que muda de idioma, reajusta redes cerebrais que controlam a atenção e a memória, funções que tendem a se deteriorar com o avanço da idade.
É uma academia ultra poderosa.
“O multilinguismo atua como uma academia mental”, diz Rothman, diretor do Laboratório de Cérebros e Experiências Bilíngues da Universidade de Lancaster, na Inglaterra. “Os bilíngues exercitam o cérebro o tempo todo.” São ativados processos que regulam a cognição, a memória, a atenção e a capacidade de inovação. Rothman também afirma que o multilinguismo é muito mais poderoso e eficaz do que qualquer exercício físico, pois, em geral, os exercícios físicos não são praticados de maneira contínua.
Uma matéria jornalística por dia.
Você não corre uma maratona todos os dias e nem treina de maneira contínua. Já com o bilinguismo, você pode pensar em uma língua ou outra o tempo todo. E basta ler uma matéria de um jornal de outra língua por dia para ter um ganho excepcional.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.





