ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 22º

Momento Saúde Bucal

Conheça os cuidados bucais para quem tem diabetes

Por Marco Polo Siebra (*) | 04/03/2022 10:00

Se você tem diabetes, ou conhece alguém próximo que tenha, responda essas minhas perguntas: Você conhece os riscos adicionais de quem tem diabetes em relação a doenças na boca? E ainda mais importante do que isso: Você sabe quais são os cuidados especiais necessários para o tratamento de quem vive com essa condição?

Muita gente relaciona a diabetes aos seus impactos mais óbvios, como as questões alimentares ou os riscos envolvidos no processo de cicatrização. Mas o que nem todo mundo sabe é que o descontrole da glicemia e os impactos da condição na produção da saliva tornam o diabético mais suscetível ao risco de infecções. Esse risco aumentado exige, também, atenção redobrada na higiene e nas consultas.

Além disso, é importantíssimo que antes de qualquer procedimento mais complexo, seja feito um exame laboratorial para avaliar se as taxas metabólicas do paciente estão seguras. Pacientes diabéticos em situações de descontrole possuem uma recuperação mais complicada após tratamentos, motivo pelo qual é necessário que seu dentista avalie a urgência do procedimento em relação ao risco apresentado.

É claro que a necessidade de atenção à higiene e à saúde bucal não são uma exclusividade de pacientes diabéticos. Mas se você vive com essa condição, mantenha estes cuidados sempre em dia para proteger o seu sorriso e a sua saúde!

Fique por dentro de ainda mais dicas e tire suas dúvidas passando no meu Instagram: @marcopolosiebra. É só enviar uma mensagem para falar comigo. Um abraço e nos vemos nos próximos vídeos!

(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo ha mais de 28 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Cursando uma Pós Graduação em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS. Hoje tem como principal missão impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus objetivos em todas as áreas da vida. É Tesoureiro voluntário da ABRAz/MS (Associação Brasileira de Alzheimer e Demências Similares - Regional MS) e Diretor da Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS.


Nos siga no Google Notícias