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A Importância do Marketing de Engajamento: dicas essenciais para executá-lo

Por Post Patrocinado | 15/09/2020 17:00
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Todo trabalho bem executado requer: estratégias, análises, engajamento, boas ferramentas e equipe especializada. Principalmente quando se trata de Marketing Digital, janela imprescindível para conseguir lucros incríveis com vendas online.

Atualmente é difícil encontrar quem não tenha algum tipo de perfil nas redes sociais ou em plataformas comerciais. E se não tem, provavelmente já acessou a web em alguma oportunidade, seja para realizar um cadastro ou buscar informações específicas.

A verdade é que o mundo digital possibilita atrair clientes de uma maneira arrebatadora. Para isso, é preciso estudar as melhores formas de marcar presença na internet e manter-se ativo para o nicho.

O Marketing de Engajamento não é uma simples aposta para empreendedores modernos, é a necessidade de atuar de modo competente e frequente para consolidar qualquer tipo de negócio no mercado. Aumentar a audiência e conquistar consumidores. Descubra mais sobre a importância do marketing de engajamento: dicas essenciais para executá-lo.

Entenda o que é Marketing de Engajamento

O marketing de engajamento consiste em um conjunto de técnicas direcionadas para idealizar e fortalecer audiência online. Captando leads, fidelizando clientes e criando um ótimo relacionamento com consumidores da marca. Todas as campanhas e métodos de diálogo devem gerar confiabilidade, assistência, autoridade diante do público. Esse compromisso se inicia com conteúdos relevantes e novidades que podem solucionar suas carências.

Um empreendedor de sucesso é aquele que investe sabiamente, que prepara seus colaboradores, que planeja de modo consciente. Executar campanhas digitais assertivas é a melhor maneira para potencializar o marketing de engajamento gastando menos. Ou seja, jornadas certeiras para atrair os clientes com maior taxa de conversão

Por este motivo, é comum optar pela contratação dos serviços de uma agência de marketing digital. A probabilidade de retorno é muito maior quando o planejamento é construído e efetivado por especialistas.

Como fazer Marketing de Engajamento? 

1. Crie as personas do seu negócio

Foi-se o tempo em que um dos únicos caminhos para divulgar produtos e serviços era por outdoors espalhados pelas ruas. Obviamente, eles ainda podem atrair olhares, mas geram um custo elevado e de menor potencial. Isto é, comparando com a divulgação para grupos personalizados em dispositivos eletrônicos, para pessoas que necessitam e utilizam seu tipo de serviço.

Pensando nisso, o conceito da criação de personas ganha força para quem aplica um marketing digital enxuto e produtivo. Para implementar, é necessário mapear os potenciais clientes (aqueles com maior chance de compra).

Analisar dados representativos como:

  • Região em que vivem;

  • Faixa etária de possíveis compradores;

  • Costumes;

  • Estilo de vida;

  • Principais necessidades;

  • Hobbies.

Entre outras informações importantes. A partir desse princípio, as ações precisam focar em argumentos úteis, ideias relevantes, soluções diferentes e favoráveis às personas. Por exemplo, tentar vender peças de carne para uma pessoa vegana não é lá uma escolha excepcional.

Para evitar o desperdício de energia e de dinheiro, crie as personas do seu negócio para engajá-las corretamente.

2. Estabeleça o diálogo com os clientes/leads

É um erro grave ignorar sugestões e pedidos dos clientes/leads. Deixando de atendê-los e de interagir com eles, a valorosa ponte construída entre consumidor e marca é arruinada.

Quer oferecer um produto, uma imperdível solução, mas não parou pra pensar se é o que procuram de fato? Ou ainda não concluiu que aperfeiçoando seus serviços e vendas pode fidelizar e ampliar a rede de compradores? Isso pode ser mudado. Sabe como? Através do diálogo! Afinal, relacionamento sem interação e conversa não vai muito longe.

Conversamos com o CEO Jorge Geras da Sinnapse O melhor meio para favorecer seu marketing de engajamento e interagir com seus consumidores se dá pelas redes sociais. O email marketing e os canais telefônicos também são ótimos caminhos para aproximá-lo da sua empresa. Facebook, Twitter, Whatsapp, Instagram e Youtube proporcionam o envio de conteúdos - vídeos e posts, enquetes, SMS, chatbots,  e etc. Aproveite os canais digitais a favor do seu negócio!

3. Cative mais leads

Os leads são pessoas que demonstraram certo interesse pelo produto ou serviço. Em algum momento, deixaram dados pessoais ou profissionais em cadastros (seja email ou telefone) nas plataformas da empresa.

Com essas informações no radar, já é possível inseri-lo em funis de vendas e na lista de contatos. E assim oferecer oportunidades de negócio para os leads. Cupons de desconto, dicas, novidades, newsletter, enquetes, ebooks e webinars são excelentes estratégias para cativar os leads.

Um poderoso planejamento de marketing digital e marketing de engajamento é a chave para melhorar os lucros do seu negócio através da web.

Autor: Matheus Bertoluci