ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Conteúdo Patrocinado

Aumento de impostos ameaça crescimento de Mato Grosso do Sul

A aprovação do aumento de quase 40% do ICMS traz reflexos nos valores de combustíveis e bens de consumo.

Post Patrocinado | 18/11/2019 06:29

Mesmo apresentando um crescimento consistente nos últimos 10 anos, conquista na qual o agronegócio tem grande influência, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a fim de equilibrar as contas públicas e aumentar a arrecadação fiscal, apresentou proposta para elevar impostos sobre combustíveis e os custos do agronegócio, justamente quando se vivenciava uma maior expectativa de crescimento no setor, em razão da expansão da capacidade produtiva e abertura de novos mercados externos.

A Reforma do Governo foi transformada na Lei nº 5.434/2019, votada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul em 13 de novembro de 2019, em caráter extraordinário e com um trâmite acelerado e de limitada participação popular, ou sem qualquer respaldo técnico dos representantes das cadeias produtivas, em total dissonância aos preceitos democráticos, especialmente considerando a relevância e magnitude do tema.

Dentre as disposições estabelecidas no documento legal, constam benesses tributárias de anistia e isenção de impostos para casos específicos; foram aprovadas a redução da alíquota sobre o ICMS do transporte rodoviário intermunicipal e do álcool; e, sob o risco de enfraquecer o agronegócio e em prejuízo de toda a população, elevou-se o ICMS da gasolina e a contribuição do setor rural ao Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário) em quase 40%, o que causará reflexos diretos no custo da produção e da venda dos bens produzidos, tornando o Estado menos competitivo e atraente a possíveis investimentos.

Ressalta-se que, em Mato Grosso do Sul, o agronegócio sempre foi sinônimo de autonomia econômica, relevante à promoção do crescimento e indispensável ao enfrentamento da recessão nos períodos de crise. A proposta do Governo do Estado, aprovada pela Assembleia Legislativa, trará impactos ao custo da produção agropecuária sul-mato-grossense, elevando gastos com transporte, em razão do aumento do preço dos combustíveis, e do acréscimo de imposto cobrado sobre a venda dos animais e comercialização das safras.

Bom seria se os Poderes Executivo e Legislativo estaduais fossem tão céleres, como foram na publicação do Diário Oficial, para a solução de questões que, de fato, agregam à sociedade.

É lastimável que os produtores sul-mato-grossenses, que buscam alternativas para driblar as intempéries de produzir no setor, sejam premiados com a desvalorização do agronegócio no Estado. Contrariando a lógica de desoneração e desburocratização adotada pelo Governo Federal, Mato Grosso do Sul pratica um retrocesso sem precedentes, e de forma silenciosa.

Agronegócio forte, MS sem crise: um movimento do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho.

Nos siga no Google Notícias