ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Festas e Eventos TV

Desafio das Merendeiras elege a melhor receita do Estado

24 municípios participaram do desafio que reuniu as melhores merendeiras do MS

Por José Marques - Conteúdo de Marca | 04/11/2023 07:45
Ganhadoras da 2ª edição do Desafio das Merendeiras (Foto: Sebrae/MS)
Ganhadoras da 2ª edição do Desafio das Merendeiras (Foto: Sebrae/MS)

O Sebrae/MS em parceria com o Sistema Fecomércio, através do Senac MS, realizou a 2ª edição do Desafio das Merendeiras. A prova, que tem por objetivo levar conhecimento e qualificação aos profissionais, reuniu 24 municípios participantes, todos pertencentes ao programa Cidade Empreendedora.

Na primeira etapa da competição, a equipe do Sebrae/MS levou qualificação para 689 profissionais através de workshops realizados entre os municípios. Já na fase final em Campo Grande, as merendeiras finalistas preparam receitas especiais e apresentaram para uma banca de jurados, valendo o pódio de 1º, 2º e 3º lugar. A cerimônia de premiação foi realizada no Gran Murano Buffet, com uma festa digna de final de competição.

Durante o desafio, as profissionais foram submetidas a realizarem pratos sem o uso de alimentos ultraprocessados e que incluísse uma proteína principal e, no mínimo, três ingredientes da agricultura familiar produzidos pelos produtores do município.

“Esse desafio tem um enfoque muito grande que é realçar o papel das merendeiras, junto com a administração local, que nos permite estimular também a agricultura familiar e a produção local. O Desafio das Merendeiras é uma das iniciativas oriundas do Cidade Empreendedora, onde nosso foco principal é desenvolver os municípios e melhorar o ambiente de negócios da região”, afirma o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.

Diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro discursa na grande final (Foto: Sebrae/MS)
Diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro discursa na grande final (Foto: Sebrae/MS)

O 2º Desafio das Merendeiras teve o apoio e parceria do Senac MS, que disponibilizou toda a estrutura do Senac Turismo e Gastronomia para que as participantes realizassem a produção dos pratos. Já a banca de jurados foi composta por cinco profissionais convidados, como Lidiane Barbosa, chefe de Blumenau (SC) e especialista em gastronomia funcional; a coordenadora e nutricionista da Alimentação Escolar da Secretaria do Estado de Educação (SED), Jackeline Veras de Souza, e três profissionais que atuam no Senac MS: Roberta Francis Avalos, gerente de Turismo e Gastronomia; Vera Krabbe, docente de Turismo e Gastronomia e Melina Ribeiro Fernandes, nutricionista e docente de Turismo e Gastronomia.

Na grande final ocorrida na última terça-feira (31), a expectativa da revelação das ganhadoras tomou conta de todos os presentes. Com direito a torcida vindo diretamente dos municípios do interior, a grande final foi digna de festa de gala.

Com seis anos de experiência, a grande campeã foi a merendeira de Coxim, Suellen Sulina da Costa, que apresentou o prato strogonoff de frango e legumes. Já o segundo lugar ficou com Francisca Ajala, de Bela Vista, com a "sopa paraguaia à La Buga", e o terceiro lugar com Maria Aparecida Ferreira do Nascimento, de Dourados, com o "antepasto de legumes com frango ao molho branco".

“Agradeço ao Sebrae/MS e Senac/MS pela oportunidade de vivenciar tudo isso, desde a etapa municipal com o workshop até o dia de hoje. É muito importante ver esse olhar das empresas públicas e privadas para a nossa profissão, nos fortalecendo e valorizando a profissão”, afirma a campeã Suellen Sulina.

Merendeiras utilizaram toda a estrutura do Senac Turismo e Gastronomia para a montagem dos pratos (Foto: Sebrae/MS)
Merendeiras utilizaram toda a estrutura do Senac Turismo e Gastronomia para a montagem dos pratos (Foto: Sebrae/MS)

Participaram do 2º Desafio das Merendeiras os municípios de Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Maracaju, Nioaque, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sonora e Terenos.

O Sebrae/MS está localizado na Av. Mato Grosso, 1661 - Centro. Mais informações pelo número 0800 570 0800 ou pelo site.

Para acompanhar tudo o que acontece em nosso Estado é só seguir o Festas e Eventos TV  no Instagram ou visitar nosso site oficial.


Nos siga no Google Notícias