ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Conteúdo Patrocinado

Hoje é o Dia do Anestesista: Saiba mais sobre a história desta prática

Os procedimentos estão cada vez mais seguros e o médico anestesista possui um papel importantíssimo em tudo que envolve a cirurgia

Post Patrocinado | 16/10/2019 07:00
O uso do aparelho de ultrassonografia auxilia a tomada de decisões. (Foto: Divulgação)
O uso do aparelho de ultrassonografia auxilia a tomada de decisões. (Foto: Divulgação)

O dia 16 de outubro de 1846 ficou marcado como o dia em que a população tomou conhecimento sobre a possibilidade de realizar cirurgias sem dor. Nesta data, na faculdade de Medicina de Harvard, William Thomas Green Morton, demonstrou publicamente a primeira anestesia geral, usando vapores de éter sulfúrico.

Este momento histórico ficou estabelecido como Dia do Anestesista, um médico especialista que proporciona a realização de cirurgias e exames diagnósticos sem dor, com conforto e segurança.

Em Campo Grande, conforme informa o CRM (Conselho Regional de Medicina), a história começou com grandes nomes, como Dr. Alfredo Garcia, Dr. Sylvio Torrecilha Sobrinho, Dr. João Pereira da Rosa e Dr. Edson Tognini. Há relatos que nesta época as cirurgias noturnas eram feitas a luz de vela.

Anestesistas durante operação. (Foto: Divulgação)
Anestesistas durante operação. (Foto: Divulgação)

Hoje, os procedimentos estão cada vez mais seguros e o médico anestesista possui um papel importantíssimo em tudo que envolve a cirurgia, sendo antes mesmo desta acontecer, no pré-operatório, durante o procedimento e, também, após a operação.

Para exercer todas estas habilidades, este profissional precisa de conhecimentos técnicos-científicos e, ainda, conhecer bem o paciente, para oferecer a melhor solução disponível para cada caso, de forma a preservar a vida do paciente.

A exemplo, o uso de aparelhos de ultrassonografia (ecocardiogramas) em cirurgias cardíacas, fornecendo informações em tempo real para que o cirurgião consiga tomar decisões com mais segurança, proporcionando melhor resultado no procedimento.

Em meio a tecnologia que envolve esta especialidade da medicina, um grupo de anestesistas traz solidez e tradição para a cidade. Com quase 50 anos, o Servan, Serviço de Anestesiologia de Campo Grande, faz parte da vida do campo-grandense e ajudou a escrever a história da cidade.

São procedimentos diários e uma equipe dedicada para atendimento 24h. “O Servan está sempre presente, oferecendo a melhor qualidade e segurança ao nosso paciente. Valorizamos o ser humano e somos pautados pela ética e vanguarda na medicina”, explica o Diretor-presidente do Servan, Dr. Armando Vieira de Almeida.

Anestesiologistas na festa de lançamento da sede Servan, em 2017. (Foto: Guilherme Molento)
Anestesiologistas na festa de lançamento da sede Servan, em 2017. (Foto: Guilherme Molento)

A continuidade dessa especialização também é garantida na capital de Mato Grosso do Sul. De responsabilidade do Servan, a residência médica em anestesiologia forma novos profissionais, que darão continuidade ao conhecimento, boa prática e humanização do atendimento.

Todas essas histórias e dedicação são baseadas nos valores da empresa e que todo paciente é o amor de alguém. Estes conceitos, impulsionam os anestesistas que procuram, sempre, o atendimento humanizado e a qualidade dos serviços.

Saiba mais sobre o Servan em www.servan.com.br

Sede do Servan em Campo Grande. (Foto: Fellipe Lima)
Sede do Servan em Campo Grande. (Foto: Fellipe Lima)
Nos siga no Google Notícias