Conferência inédita da AGEMS debate regulação e selo verde
Evento reúne 40 municípios e lança selo no primeiro evento carbono neutro da agência
Campo Grande (MS) – Com o objetivo de consolidar Mato Grosso do Sul como referência em desenvolvimento sustentável, a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) realizou a 1ª Conferência Estadual de Sustentabilidade e Regulação em Saneamento, nesta semana, no Bioparque Pantanal. O evento reuniu prefeitos, secretários municipais, representantes de instituições públicas e privadas, além da sociedade civil, para debater práticas sustentáveis em saneamento básico e lançar o novo Selo de Sustentabilidade da AGEMS.
Presente na abertura, o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, destacou o alinhamento do selo às diretrizes do governo estadual.
“Estamos seguindo o viés implantado pelo governador Eduardo Riedel, de um Estado verde, digital, próspero e carbono-neutro. O selo vai cobrar dos municípios boas práticas na gestão de resíduos, água, esgoto e drenagem, abrindo portas para o acesso a recursos federais a partir de 2026”, afirmou.
De acordo com a diretora de Saneamento da AGEMS, Iara Marchioretto, o selo será concedido com base em mais de 100 critérios técnicos, sociais, ambientais e de governança, avaliados em duas etapas: uma autoavaliação e uma auditoria da agência.
“Não basta ter arrecadação. É preciso ter um aterro sanitário adequado, destinação correta dos resíduos e práticas que preservem o meio ambiente. O selo terá cinco níveis: de bronze a diamante”, explicou.
Ela também ressaltou que a AGEMS atuará ativamente na capacitação dos municípios.
“Nosso papel é técnico, de orientar as prefeituras para garantir serviços públicos de qualidade e sustentáveis.”
Marco regulatório e inclusão
Durante o evento, a diretora de Inovação e Relações Institucionais da AGEMS, Rejane Monteiro, destacou que o encontro também foi o primeiro evento carbono neutro da agência.
“Estamos realizando um grande esforço coletivo. Mais de 40 prefeituras presentes, ao lado da academia, do judiciário e da iniciativa privada. Isso mostra o quanto a sustentabilidade se tornou um pilar estruturante para as políticas públicas do nosso Estado.”
O governador em exercício, José Carlos Barbosa (Barbosinha), prestigiou o evento e reforçou o papel da regulação para alcançar as metas ambientais de Mato Grosso do Sul.
“Queremos ser um Estado carbono neutro até 2030. E, até 2027, ter universalização na coleta e tratamento de esgoto. A AGEMS tem papel imediato e essencial nessa missão”, declarou.
A AGEMS está localizada na Av. Afonso Pena, 3026 - Centro. Para mais informações acesse o site, as redes sociais ou entre em contato pelo telefone (67) 3025-9505.
Acompanhe tudo o que acontece em nosso Estado é só seguir o Festas e Eventos TV no Instagram ou visitar nosso site oficial.