ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Conteúdo Patrocinado

Programa de prevenção da Cassems, Cozinha Experimental lança caderno de receitas

Com sete anos de funcionamento, o programa incentiva mudanças de hábitos a partir da alimentação

Post Patrocinado | 29/07/2019 11:35
É a primeira edição de uma série de 5 livros. (Foto: Divulgação)
É a primeira edição de uma série de 5 livros. (Foto: Divulgação)

A Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul)  lança, no dia 29 de julho, segunda-feira, o primeiro caderno de uma série de cinco, com receitas ensinadas no programa de prevenção “Cozinha Experimental”. O programa foi criado em 2012 com o objetivo de despertar o interesse por uma alimentação saudável, gerando assim, maior qualidade de vida. Sendo a cozinha um reduto de amor, nada melhor do que usá-la como um caminho para transformar sabores, texturas e cheiros em descobertas e encantamentos que possibilitem uma alimentação equilibrada e uma vida mais saudável.

Lançada junto com o Centro de Prevenção em Saúde, em Campo Grande, a “Cozinha Experimental” faz parte de um objetivo maior capitaneado pela Cassems que é o investimento na medicina preventiva. No início, o programa de prevenção possuía uma concepção mais formal, um pouco diferente do que tornou-se hoje. A proposta de trazer a atenção dos beneficiários para alternativas diferenciadas na alimentação parecia um desafio. Ainda, superar a ideia de que a culinária saudável seria sem sal, difícil e cara, era a principal motivação para a implantar um programa de prevenção que mostra que, sim, a cozinha também é lugar de prevenção em saúde.

A diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, destaca que o diferencial dos cursos da Cozinha é a junção dos conceitos de praticidade e sabor. O sucesso do programa chamou a atenção até da agência que regula os planos de saúde.

“Um dos pontos relevantes da Cozinha é que ela dá opções de receitas econômicas com ingredientes acessíveis, sem perder o sabor. Ou seja, não precisa gastar muito dinheiro para fazer um prato gostoso e a cozinha saudável não precisa ser uma cozinha cara e sem sabor. Essa é a proposta: ensinar receitas que o nosso beneficiário possa inseri-las no seu dia a dia. Esse é o primeiro caderno de vários que vamos lançar, cada um com um tema. Então, quem participou do curso vai poder levar para sua casa essas receitas e fazê-las. Representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estiveram no nosso Centro de Prevenção, viram uma aula e se encantaram com o cenário: uma sala cheia de beneficiários participando do curso e interagindo. Então, o lançamento desse caderno é motivo de muita alegria”.

Budib destaca, ainda, que o conceito de prevenção contido no programa abrange desde os temas escolhidos até a confraternização entre os beneficiários. “A ‘CozinhaExperimental’ é um orgulho para todos nós da diretoria e de quem acredita que a prevenção é o melhor remédio. O nosso beneficiário tem a chance de cuidar da saúde, participar da cozinha, onde ele vê as receitas acontecendo, ou seja, não pega a receita e faz sozinho. Lá tem todos os pratos feitos, passo a passo, com todo mundo participando e, no fim da aula, todos degustam, que é outro momento de congraçamento e alegria entre os que estão participando. A cada mês, a gente tem um tema diferente e esses temas são sempre focados num objetivo, como para diabéticos, para hipertensos, para crianças, para o idoso, quando ele tem uma doença crônica e tem que se alimentar de uma forma específica”.

Coordenadora da Cozinha Experimental, Melissa de Andrade Ayache. (Foto: Divulgação)
Coordenadora da Cozinha Experimental, Melissa de Andrade Ayache. (Foto: Divulgação)

Para a nutricionista e coordenadora da Cozinha Experimental, Melissa de Andrade Ayache, estar na cozinha sempre foi um momento de agregar pessoas e, quando ainda pode-se melhorar a vida do próximo, essa rotina torna-se ainda mais prazerosa.

“Para mim, a Cozinha sempre foi um lugar muito íntimo de cada lar. Onde os familiares se reúnem rotineiramente, contam sobre o seu dia, preparam o alimento pelo qual trabalham para manter na mesa e, por fim, realizam as suas refeições. Não importa qual o formato da família: a cozinha é um ambiente sagrado. Mesmo realizando todos os cursos na cozinha preparada especialmente para os beneficiários, no Centro de Prevenção, sinto ocupar um espaço nas cozinhas dos beneficiários que saem de suas casas para assistir à uma aula e puxar a alavanca para uma mudança de hábitos”.

O presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, salienta que a “Cozinha Experimental” faz parte de uma série de programas de prevenção do plano de saúde para levar a qualidade de vida para o cotidiano dos beneficiários, fora dos consultórios.

“Hoje, a população está vivendo mais e é nossa responsabilidade, como plano de saúde, proporcionar aos beneficiários da Cassems uma estrutura para promover uma melhor qualidade de vida. A ‘Cozinha Experimental’ entra com o objetivo de levar o aprendizado sobre alimentação saudável, com preparo e ingredientes adequados para garantir o bem-estar de toda a família. Acreditamos que essa é uma das grandes alternativas para alcançar essa boa qualidade de vida. Uma boa alimentação, aliada a prática esportiva, somada ao controle de outros fatores de risco, cooperam para uma vida longa e de qualidade, que é o que desejamos”.

Veja mais novidades da Cassems no site, Twitter ou Facebook

Nos siga no Google Notícias