Abelhas formam enxame em poste próximo a shopping e assusta entregadores
Bombeiros orientam isolar a área e explicam que a retirada dos insetos, neste caso, compete à Energisa
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Enxame de abelhas em poste preocupa moradores em Campo Grande. Insetos se alojaram próximo à entrada de shopping e oferecem risco a pedestres e motociclistas. Morador alerta para perigo, principalmente para entregadores de aplicativo que param perto do local. Bombeiros orientam isolar área e aguardar migração das abelhas, caso não haja risco imediato. Se enxame estiver em local de risco, como próximo à rede elétrica, acionar a Energisa. Em outros casos, Corpo de Bombeiros avalia situação e define equipe de retirada. Recomenda-se manter distância, evitar barulhos e cheiros fortes. Em caso de picadas, procurar atendimento médico ou ligar para o 193.
Um enxame de abelhas se formou nesta quinta-feira (4) em um poste da Rua Japão, no Jardim Jóquei Club, próximo a uma das entradas de pedestres de um shopping da região, em Campo Grande. Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.
Segundo o morador Renato Amaral, a presença dos insetos preocupa principalmente motociclistas de aplicativos de entrega, que costumam parar a poucos metros do local. “Aparentemente, o enxame deve ter se fixado no poste hoje ou ontem. Não entram tantos pedestres; acho que o perigo maior é para os motociclistas que ficam parados a 10 metros dali e correm mais risco. Mas, mesmo com fluxo baixo, se na hora estiver passando alguém com alergia, um ataque seria fatal”, comentou.
A tenente Edilene, do Corpo de Bombeiros, explicou que nem sempre os enxames representam risco imediato, já que muitas vezes as abelhas estão apenas em processo de migração. “Elas podem parar algumas horas ou até dois dias em um local para descanso e depois seguem viagem. Se o ponto escolhido não oferece risco, o ideal é apenas isolar a área e aguardar”, disse.
Ainda conforme a oficial, quando o enxame se instala em locais de risco, como postes próximos à rede elétrica, é necessário acionar a Energisa. Já em outros casos, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros, que faz a vistoria e define se a retirada será feita pela própria corporação ou por equipes da concessionária.
Os bombeiros reforçam ainda as orientações de segurança: afastar-se do local, evitar sons, barulhos e cheiros fortes que possam agitar os insetos, além de retirar crianças, idosos e animais de perto. Em caso de picadas, principalmente em pessoas alérgicas ou em ataques múltiplos, a recomendação é procurar atendimento médico imediato ou acionar o resgate pelo 193.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.