Falta de medicamento na Casa da Saúde afeta criança com doença nos rins
Print de conversa mostra que remédio está indisponível na unidade
A falta do medicamento ciclosporina 100mg/ml na Casa da Saúde, em Campo Grande, tem preocupado pacientes e familiares que dependem do remédio para tratamentos contínuos. Entre os casos afetados está o da pequena Emanuela, de 5 anos, diagnosticada com Síndrome Nefrótica, doença que afeta os rins.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A criança depende do imunossupressor desde os 2 anos de idade para manter a doença sob controle, já que não apresentou boa resposta a outros tratamentos. No entanto, segundo a mãe, Leticia Bennett, de 30 anos, o medicamento está em falta há 2 meses na Casa da Saúde.
“A medicação está em falta na Casa da Saúde já tem uns 2 meses. Abri uma manifestação na ouvidoria da SES, e ontem mandei mensagem novamente e responderam que continua sem previsão para entregar”, contou.
Um print de conversa entre Leticia e uma atendente da unidade confirma a ausência do medicamento e a falta de previsão para regularização do estoque.
A mãe critica a situação e alerta que não é apenas sua filha que é afetada. “Isso é um absurdo, porque não só minha filha, outras crianças e pessoas dependem dessa medicação para sobreviver, já que é usada por pessoas que são transplantadas também”, disse.
Sem o uso contínuo da ciclosporina, Emanuela já apresenta sinais de agravamento do quadro clínico.
“Sem essa medicação ela pode corre risco de sofrer problemas relacionados à Síndrome Nefrótica. Nesse momento ela está em recaída, inchada, e os exames provavelmente todos alterados por falta desta medicação. Agora que ela está sem medicação, vou ter que levar no hospital hoje, porque está muito inchada”, lamentou, informando também que a medicação só é disponibilizada em hospitais e pela Casa da Saúde.
Desesperada, a mãe tentou alternativas para conseguir o remédio. “Eu busquei doação com mães de outros estados, uma disse que está me enviando, porém ainda não chegou, e também não posso contar com a doação do remédio para sempre”, destacou.
A reportagem entrou em contato com o Governo do Estado e aguarda posicionamento sobre a falta do medicamento e previsão de abastecimento.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.



