ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUARTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Direto das Ruas

Jiboia faz visita inesperada e se enrola em catraca na portaria do TCE

A suspeita é que o animal tenha entrado no prédio após as chuvas deste mês

Por Mileny Barros | 28/01/2026 09:36


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Uma cobra surpreendeu funcionários do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul ao ser encontrada enrolada na catraca de entrada do prédio, na manhã desta quarta-feira. O incidente foi registrado por um servidor do local. A Polícia Militar Ambiental foi acionada para realizar a remoção do animal. Suspeita-se que as fortes chuvas na capital possam ter motivado o aparecimento do réptil no local, onde é realizado o controle de acesso por reconhecimento facial.

Uma jiboia assustou os trabalhadores do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) quando apareceu enrolada na catraca da entrada, no fim da tarde de ontem (27), em Campo Grande.

O registro foi feito por um dos servidores do prédio e enviado ao canal Direto das Ruas e circulou em grupos de WhatsApp de funcionários do local.

Pouco tempo depois, a PMA (Polícia Militar Ambiental) se deslocou até o local para fazer a retirada. Não há informações sobre como o réptil entrou no local.

A jiboia passou por avaliação técnica preliminar, que constatou bom estado geral de saúde, sem lesões aparentes ou sinais de debilidade. Ela foi devolvida à natureza, longe da área urbana.

Acredita-se que as chuvas intensas que atingiram a Capital neste mês podem ter provocado a visita inesperada do animal. A orientação é que, sempre que animal silvestre for encontrado fora do habitat natural, deve-se entrar em contato com a PMA.

A polícia ambiental informou que a jiboia é fundamental para o equilíbrio ambiental, atuando no controle natural de populações de roedores e outros pequenos animais. Presente em diferentes biomas, inclusive no Pantanal, a espécie contribui diretamente para a manutenção da cadeia ecológica e para a saúde dos ecossistemas.