ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Direto das Ruas

Leitor fica mais de uma hora na fila do banco e não consegue atendimento

Indignado com falta de funcionários e sistema fora do ar, correntista também não conseguiu retorno do Procon

Gabriela Couto | 19/02/2021 13:17



Nos últimos dias o Direto das Ruas tem recebido reclamações recorrentes de correntistas bancários que amargam horas nas filas de espera para ter acesso as agencias bancárias. A medida faz parte do protocolo de segurança em meio a pandemia do coronavírus. Nesta sexta-feira (19) a reclamação veio do vigilante, Jorge Luis Romero Franco Larrea , 29 anos.

Ele procurou o Campo Grande News para falar da indignação de ter ficado 1h20 na fila da agência 2485 da Caixa Econômica Federal, localizada no bairro Tijuca. O leitor do site queria fazer o adiantamento do saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O pedido só pode ser feito presencialmente nas agências.

“Não tinha funcionário suficiente para atender. É um absurdo gente de idade no sol. Não tem proteção nenhuma para o pessoal ficar na fila e nem fiscalização das regas de biossegurança do lado de fora da agência”, afirmou.

Depois de muita espera, Jorge Luis não conseguiu fazer o procedimento bancário. “O sistema do adiantamento do FGTS estava fora do ar desde ontem sem previsão de voltar. Vou ter que retornar na próxima segunda-feira e sem saber se o sistema vai estar disponível.”

O vigilante procurou a gerente da agência, mas ela estava ocupada no momento. “Também procurei o Procon. Liguei no 151 e só chamava a ligação. Ninguém atendia. No whats não responderam. Fiquei indignado.”

A reportagem entrou em contato com a Caixa Econômico Federal que até o momento não deu resposta. Já o superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, orientou a população a fazer denúncias pelo 151, WhastApp (67) 9 9158-0088 ou pelo site do Procon https://www.procon.ms.gov.br. Até o fechamento desta matéria ele não retornou a ligação.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) define que o tempo máximo de espera nas filas de bancos deve ser de até 20 minutos em dias de movimento normal, e de até 30 minutos nos de pico.

Resposta - A Caixa informou que permanece realizando ações sistêmicas para dar celeridade ao atendimento nas agências e oferecer um serviço de qualidade a todos. "Entre as ações adotadas na Agência Aero Rancho, é possível citar a triagem das filas antes mesmo da abertura da unidade e a recepção qualificada dos clientes durante todo o horário de funcionamento. Somado a isso mantém sinalização/delimitação do piso externo das agências, além de recepcionistas que auxiliam na organização das filas, de forma a garantir o devido afastamento entre as pessoas."

A assessoria de imprensa ainda destacou que o banco realiza o controle do fluxo de pessoas na entrada da agência, de modo a não haver lotação superior a 50% da capacidade de público, para garantir o distanciamento social, como medida de prevenção ao COVID-19.

"Informamos que o banco segue funcionando para atendimento presencial no interior das agências apenas para serviços sociais essenciais, como o saque sem cartão e senha de benefícios do INSS, prova de vida do INSS, saque do Auxílio Emergencial, Seguro Desemprego, Bolsa Família, Abono Salarial e FGTS, solicitação do DPVAT, além de desbloqueio de cartão e senhas de contas."

O banco reforçou que não é preciso madrugar nas filas e esclareceu ainda que todas as pessoas que comparecem às agências no período compreendido entre 8h e 13h são atendidas no mesmo dia. A CAIXA ainda orientou os clientes a acessarem os serviços do banco por meio dos canais digitais.

*Matéria atualizada às 09h31 do dia 21/02

Nos siga no Google Notícias