A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 20 de Junho de 2019

10/06/2019 09:42

Mesmo com recusa, leitor recebe 48 ligações de telemarketing em um dia

Procon-MS aconselha consumidor a cadastrar telefone em um sistema que proíbe empresas de ligar para oferecer serviços

Leonardo Rocha
Leitor reclama de ligações de telemarketing (Foto: Divulgação/Procon-MS)Leitor reclama de ligações de telemarketing (Foto: Divulgação/Procon-MS)

O aposentado Carlos Patay, de 58 anos, reclamou após receber 48 ligações de operadoras de celular, na última sexta-feira (07), mesmo depois de recusar as ofertas. As empresas tentavam vender pacotes de internet e telefone. Ele alega que as chamadas repetidas eram de telefones e lugares diferentes.

“Na semana passada eu comprei um pacote de internet com uma operadora, depois comecei a receber várias chamadas de diferentes empresas durante todo o dia me oferecendo outras promoções”, reclamou ele ao Campo Grande News.

Patay disse que eram ligações de diferentes estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará e de Mato Grosso do Sul. “Acredito que seja uma nova estratégia, porque você guarda aquele número e não atende mais, porém não adianta as chamadas vêm de outros contatos”, observou.

Ele contou que a situação não é novidade, porque quando se aposentou há três anos, também foi “bombardeado” com ligações. “Estava esperando terminar o processo no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e começaram as ligações me oferecendo empréstimo consignado, foi quando me informaram que estava aposentado”.

Bloqueio – Entramos em contato com o superintendente do Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), Marcelo Salomão, que aconselhou o leitor a se cadastrar no sistema “Bloqtel”, onde após colocar seus dados e telefone, as empresas ficam proibidas de ligar para oferecer produtos, serviços e promoções.

“Ele faz o cadastro e as empresas têm 30 dias para se adequar, sendo proibidas de ligar para aquele contato. Se voltar a acontecer é só acionar o Procon, que iremos notificá-las, já que concluímos que se trata de um abuso, pois o cliente não quer receber as chamadas”, explicou Salomão.

O consumidor deve entrar no site do Procon e seguir até o link “bloqueio de telemarketing”, onde vai fazer o cadastro para não receber mais estas chamadas de venda de produtos. O pedido de bloqueio de ligações está previsto no Código de Defesa do Consumidor e na Lei Estadual 3.641/09.

Direto das Ruas - A denúncia chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions