ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Direto das Ruas

Poda muda cenário em trecho tradicional na Pedro Celestino

Embora tenha gerado dúvida entre leitores, ação segundo o colégio foi recomendada após parecer técnico da prefeitura

Guilherme Henri | 28/01/2019 17:46
Árvores podadas em área interna do Colégio Auxiliadora (Foto: Guilherme Henri)
Árvores podadas em área interna do Colégio Auxiliadora (Foto: Guilherme Henri)

Poda radical na parte interna e externa do Colégio Auxiliadora mudou o cenário no tradicional trecho da Rua Pedro Celestino entre Avenida Mato Grosso e Rua Antônio Maria Coelho, no Centro de Campo Grande. Embora tenha gerado dúvida entre leitores, ação segundo o colégio foi recomendada após parecer técnico da prefeitura.

A ação gerou dúvidas em biólogos e moradores que passam pelo local e entraram em contato com a redação por meio do canal “Direto das Ruas”.

Conforme divulgado assessoria de comunicação do colégio, as 11 árvores podadas na área interna e pelo três na área externa do colégio, estavam danificando muros, calçada e ainda servindo de “casa” para abelhas.

Após levantamento feito pela prefeitura, a retirada das árvores foi autorizada desde que seja feito o replantio de outras árvores no local. “Como as raízes danificavam a calçada e consequentemente provocavam acidente de pedestres foi decidido pela poda, com o objetivo de melhorar a acessibilidade. Além disso, as abelhas atacavam estudantes então foi esperado o período de férias para realizar a ação”, explicou a assessoria.

Lei - O Plano Diretor de Arborização Urbana de Campo Grande prevê nos artigos 16, 19 e 21 da lei complementar n° 184 multas para os casos de podas e remoções irregulares de árvores. As sanções variam entre R$ 488,18 à R$ 16.923,94.

Para solicitar uma poda ou remoção de árvore o cidadão deve ir até a Central de Atendimento ao Cidadão - localizada na Rua Marechal Candido Mariano Rondon, 2655, Centro -, procurar o setor Protocolo Geral e solicitar a abertura de processo referente à poda ou remoção de árvores. Após a abertura deste processo, o mesmo será encaminhado à Semadur para que o fiscal realize a vistoria e assim seja emitido o laudo de vistoria, permitindo ou não o corte.

A Semadur disponibiliza a todos o Guia de Arborização Urbana que explica todos os procedimentos e técnicas corretas para o planejamento de arborização da cidade. O manual tem informações que vão desde a escolha adequada da espécie a ser plantada até dicas sobre poda e remoção de árvores.

Direto das Ruas – As informações e foto chegaram ao Campo Grande News por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias