A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 26 de Abril de 2019

28/01/2019 17:46

Poda muda cenário em trecho tradicional na Pedro Celestino

Embora tenha gerado dúvida entre leitores, ação segundo o colégio foi recomendada após parecer técnico da prefeitura

Guilherme Henri
Árvores podadas em área interna do Colégio Auxiliadora (Foto: Guilherme Henri)Árvores podadas em área interna do Colégio Auxiliadora (Foto: Guilherme Henri)

Poda radical na parte interna e externa do Colégio Auxiliadora mudou o cenário no tradicional trecho da Rua Pedro Celestino entre Avenida Mato Grosso e Rua Antônio Maria Coelho, no Centro de Campo Grande. Embora tenha gerado dúvida entre leitores, ação segundo o colégio foi recomendada após parecer técnico da prefeitura.

A ação gerou dúvidas em biólogos e moradores que passam pelo local e entraram em contato com a redação por meio do canal “Direto das Ruas”.

Conforme divulgado assessoria de comunicação do colégio, as 11 árvores podadas na área interna e pelo três na área externa do colégio, estavam danificando muros, calçada e ainda servindo de “casa” para abelhas.

Após levantamento feito pela prefeitura, a retirada das árvores foi autorizada desde que seja feito o replantio de outras árvores no local. “Como as raízes danificavam a calçada e consequentemente provocavam acidente de pedestres foi decidido pela poda, com o objetivo de melhorar a acessibilidade. Além disso, as abelhas atacavam estudantes então foi esperado o período de férias para realizar a ação”, explicou a assessoria.

Lei - O Plano Diretor de Arborização Urbana de Campo Grande prevê nos artigos 16, 19 e 21 da lei complementar n° 184 multas para os casos de podas e remoções irregulares de árvores. As sanções variam entre R$ 488,18 à R$ 16.923,94.

Para solicitar uma poda ou remoção de árvore o cidadão deve ir até a Central de Atendimento ao Cidadão - localizada na Rua Marechal Candido Mariano Rondon, 2655, Centro -, procurar o setor Protocolo Geral e solicitar a abertura de processo referente à poda ou remoção de árvores. Após a abertura deste processo, o mesmo será encaminhado à Semadur para que o fiscal realize a vistoria e assim seja emitido o laudo de vistoria, permitindo ou não o corte.

A Semadur disponibiliza a todos o Guia de Arborização Urbana que explica todos os procedimentos e técnicas corretas para o planejamento de arborização da cidade. O manual tem informações que vão desde a escolha adequada da espécie a ser plantada até dicas sobre poda e remoção de árvores.

Direto das Ruas – As informações e foto chegaram ao Campo Grande News por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions