ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SÁBADO  17    CAMPO GRANDE 32º

Direto das Ruas

Sem rebaixamento de guias, calçada vira problema no Noroeste

Parte dos imóveis ficou sem entrada para veículos após intervenção

Por Kamila Alcântara e Gabi Cenciarelli | 17/01/2026 15:56


A obra de construção das novas calçadas na Rua Nazaré, no Jardim Noroeste, em Campo Grande, tem gerado reações diferentes entre moradores e chegou pelo canal Direto das Ruas, na tarde deste sábado (17). Executado recentemente pela prefeitura, o serviço incluiu a padronização da calçada ao longo da via, mas sem o rebaixamento das guias na entrada de alguns imóveis, o que passou a dificultar o acesso de veículos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A construção de novas calçadas na Rua Nazaré, no Jardim Noroeste, em Campo Grande, tem dividido opiniões entre os moradores. A obra, executada pela prefeitura, padronizou o passeio público, mas não incluiu o rebaixamento das guias em frente a algumas residências, dificultando o acesso de veículos. Enquanto alguns moradores, como a professora Mônica Branco, aprovam a intervenção e relatam adaptação gradual ao novo padrão, outros, como o gesseiro Leandro Barbosa, enfrentam dificuldades práticas. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos não se manifestou sobre os critérios adotados na obra.

Para a professora Mônica Branco, de 43 anos, que mora na rua desde 2017, a intervenção foi bem-vinda. “Para mim foi ótimo. Já vi essa rua ficar sem passagem de carros. Muita gente não gostou, mas, no meu caso, achei positivo”, relatou.

Segundo ela, o mesmo padrão foi aplicado em outros trechos da via e, com o tempo, os próprios moradores foram se adaptando. “Depois disso, os proprietários foram ajustando. Uns arrumaram a entrada dos carros, outros fizeram calçada, colocaram grama. Ouvi dizer que, mais acima, a própria prefeitura está plantando grama nos espaços que ficaram abertos”, contou.

Mônica também não vê prejuízo visual causado pela obra. “Falta acabamento, mas não está feio. Não é algo que cause impacto negativo esteticamente”, avaliou.

Sem rebaixamento de guias, calçada vira problema no Noroeste
A diferença de um calçada para outra até expõe o encanamento (Foto: Henrique Kawaminami)

Sobre a tubulação que ficou aparente em frente ao imóvel onde mora, ela explicou que a situação não está diretamente ligada à obra. “Essa casa era um condomínio com três imóveis no mesmo quintal. Depois que fiz a divisão, essa tubulação acabou ficando exposta. O vizinho comentou que pretende resolver passando um cano. Se não der, vamos ter que fechar para evitar prejuízo”, disse.

Já o gesseiro Leandro Barbosa, de 24 anos, morador da rua há cerca de cinco anos, relata dificuldades práticas após o início da obra. “Quando cheguei em casa, já estava tudo quebrado. A calçada foi quebrada e disseram que não iam mexer mais, que agora era por nossa conta”, afirmou.

Segundo ele, o acesso à residência ficou comprometido. “De moto não dá para sair, corre risco de quebrar o motor. Carro também não dá para guardar dentro. Os carros dos vizinhos estão todos na rua”, relatou.

Sem rebaixamento de guias, calçada vira problema no Noroeste
Leandro improvisou degraus para passar com a moto (Foto: Henrique Kawaminami)

Leandro acredita que a chegada recente do asfalto e da calçada também deve impactar o bolso dos moradores. Mesmo insatisfeito, ele afirma que não vê alternativa a não ser fazer ajustes por conta própria. “Tem que arrumar, não tem como deixar assim. Peguei até uma enxada para tentar ajeitar”, disse.

Em nota enviada ao Campo Grande News, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que o projeto de calçada na referida rua segue a mesma sistemática das calçadas executadas em vias de outros bairros, em que a calçada fica no mesmo nível do meio-fio. Ocorre que em algumas vias as casas ficam num nível mais alto.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.