Mato alto em terreno de empresa incomoda moradores no Novos Estados
A preocupação da população do bairro é a possibilidade da sujeira atrair animais peçonhentos e insetos

Moradores do bairro Parque dos Novos Estados, em Campo Grande, denunciaram a falta de limpeza, zelo e manutenção de um terreno pertencente à empresa Águas Guariroba.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Moradores do bairro Parque dos Novos Estados, em Campo Grande, reclamam da falta de limpeza e manutenção de um terreno pertencente à Águas Guariroba. O local, com mato alto e acúmulo de sujeira, tem causado transtornos, especialmente na Rua Ipitanga, esquina com a Avenida Senhor do Bonfim. A queda de frutas de uma mangueira agrava o problema, deixando o espaço sujo e com mau cheiro. Os moradores temem que o terreno atraia animais peçonhentos e insetos, além de dificultar a passagem de pedestres. Segundo o Guia de Calçadas, a manutenção é responsabilidade do proprietário. A comunidade cobra providências para que o local seja limpo e adequadamente mantido.
Segundo relatos, o local apresenta mato alto e acúmulo de sujeira há vários meses, gerando transtornos para quem vive e circula pela região.
- Leia Também
- Morador reclama, mas desde maio cabe ao proprietário cortar mato nas calçadas
- Sem vergonha das câmeras, motorista abandona sofá em terreno
Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.
De acordo com um denunciante, a situação é mais crítica na calçada localizada na Rua Ipitanga, esquina com a Avenida Senhor do Bonfim.
Além do crescimento excessivo do mato, a queda constante de frutas das árvores, principalmente de um pé de manga, tem agravado o problema, deixando o espaço sujo e com mau cheiro.
A moradora Leila Silva, de 54 anos, afirma que a falta de manutenção é recorrente. “Na verdade o mato alto sempre fica assim, um local sujo e nenhuma limpeza, e quando esse pé de manga começa a cair as frutas aí piora tudo”, relatou.
Entre as principais preocupações dos moradores está a possibilidade de o terreno atrair animais peçonhentos e insetos. Outro problema apontado é que o mato toma conta da calçada, dificultando a passagem de pedestres.
“Como uma empresa dessa deixar acontecer isso? Como vamos cobrar dos outros?, tá fedendo frutas podres, aí querem limpeza no nosso quintal? Do meu quintal eu cuido”, desabafou a moradora.
Conforme a 3ª edição do Guia de Calçadas, documento elaborado pela antiga Semadur e atualmente sob responsabilidade da Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável), a construção, manutenção e conservação das calçadas são de responsabilidade do proprietário do imóvel.
Ainda segundo o guia, é obrigação do proprietário remover obstáculos e garantir que a calçada esteja em boas condições de uso, assegurando acessibilidade para todos, incluindo pessoas com deficiência.
Enquanto isso, moradores do Parque dos Novos Estados cobram providências para que o local receba limpeza e manutenção adequadas.
Procurada pela reportagem do Campo Grande News, a Águas Guariroba respondeu que irá enviar uma equipe de limpeza para resolver o problema do mato alto denunciado pelos moradores.
"A Águas Guariroba informa que enviará uma equipe ao local para realizar a limpeza e manutenção da unidade na próxima segunda-feira (5). A concessionária esclarece que, com a recorrência de chuvas neste período, o crescimento da vegetação ocorre de forma acelerada, antecipando-se ao cronograma de manutenções das unidades", declarou a empresa em nota".
Confira a galeria de imagens:







