A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 23 de Maio de 2017

13/05/2017 17:34

"Lei da Gorjeta" entra em vigor e garçons da Capital aprovam mudança

Renata Volpe Haddad
Gorjetas devem entrar na folha de pagamento de funcionários. (Foto: Bezerro de Ouro/ Divulgação)Gorjetas devem entrar na folha de pagamento de funcionários. (Foto: Bezerro de Ouro/ Divulgação)
Odair é garçom há 20 anos e acredita que lei deverá ajudar na aposentadoria. (Foto: Marina Pacheco)Odair é garçom há 20 anos e acredita que lei deverá ajudar na aposentadoria. (Foto: Marina Pacheco)

A "lei da gorjeta" entra em vigor neste sábado (13) em todo o país e vale para restaurantes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares. As mudanças sancionadas pelo presidente Michel Temer (PMDB), valem para empresários e funcionários, que agora, passam a receber o "troco extra", descontado na folha de pagamento. Para os clientes, nada muda.

Segundo o texto da lei nº 13.419, a famosa caixinha é um dos itens que entra na mudança, . Em alguns lugares, a gorjeta é paga diretamente aos funcionários, com o valor integral. Agora, ela terá que constar na folha de pagamento, resultando em descontos no valor pago, mas contribuindo no 13º salário, FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e aposentadoria.

Alinderson de Andrade Santos, é garçom há um ano na churrascaria Bezerro de Ouro. Ele diz que essa lei não deve fazer diferença pelo menos para ele, já que os clientes dão a gorjeta diretamente. "O cliente que gosta da gente, que vem sempre aqui, nos paga diretamente, então não passa pela mão do chefe. Agora, em relação aos 10% descontado em folha, será uma segurança a mais para os profissionais", afirma.

Odair Souza de Matos, é garçom há 20 anos, sendo nove anos trabalhando na Pizzaria Romana. Ele aprova a mudança e diz que é uma ajuda a mais quando for aposentar. "Alguns clientes pagam os 10% e outros dão a gorjeta para gente. Esse dinheiro faz toda a diferença no salário e agora, descontada da folha de pagamento, será muito melhor, pois terei um salário melhor quando for me aposentar e no 13º salário também", avalia.

Segundo o presidente da Abrasel/ MS (Associação de Bares e Restaurantes), Juliano Wertheimer, a mudança para os funcionários será que os 10% da gorjeta, entrará na folha de pagamento. "O empresário deverá colocar a taxa dos 10% na folha de pagamento e disso será descontado do garçom 20% se a empresa se encaixar no Simples Nacional, ou 30% se não fizer parte do programa em cima do pagamento da gorjeta", afirma.

A mudança é uma garantia de que as gorjetas estão indo para os funcionários. "Agora, essa lei vai incorporar o salário do garçom e dar segurança jurídica para os empresários. Mesmo com o desconto da gorjeta, essa retenção será revertida em férias, 13º salário e FGTS", explica.

O empregador que descumprir a nova lei terá que pagar ao trabalhador prejudicado, a título de multa, o valor correspondente a 1/30 da média da gorjeta por dia de atraso.

Cliente se recusa a pagar 10% do garçom em bar e vai parar na delegacia
Cliente e dono de bar foram parar na delegacia após discutirem por causa do valor de uma conta na madrugada deste domingo(10). O bar fica na Avenida ...
Dia do Garçom: gorjeta é parte do salário
Em comemoração ao dia do garçom, 11 de agosto, venho aqui dirimir dúvidas constantes quanto à remuneração da categoria, especialmente em relação à go...
Conselho do FCO aprova mudanlas para dar celeridade aos financiamentos
Foi aprovado em reunião extraordinária dos membros do Conselho de Investimentos Financiáveis pelo FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centr...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions