ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

"Sombra" prejudica lavouras de soja e reduz produtividade no sul do estado

Com a chuva caindo praticamente todos os dias, nuvens bloqueiam a radiação e dificultam o desenvolvimento das plantas.

Ricardo Campos Jr. | 27/01/2018 10:26
Vagem de soja em lavoura de MS: sem luz, desenvolvimento das plantas fica prejudicado (Foto: Marcos Ermínio)
Vagem de soja em lavoura de MS: sem luz, desenvolvimento das plantas fica prejudicado (Foto: Marcos Ermínio)

A chuva que tem caído praticamente todos os dias atendeu e superou as expectativas dos produtores de soja no sul do estado, mas veio acompanhada por altos índices de nebulosidade. As nuvens carregadas bloqueiam a radiação solar e prejudicam o processo de fotossíntese das plantas.

Como resultado, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias), ocorre o abortamento das vagens, reduzindo a produtividade. O pesquisador Danilton Luiz Flumignan explica que embora as plantas tivessem àgua à disposição, não conseguiram se desenvolver pela falta de luz.

A estação agrometeorológica do órgão aponta que o problema tem afetado principalmente as lavouras em Dourados, onde a radiação tem sido abaixo do normal desde setembro em pelo menos 15%.

Entre os anos de 2001 e 2012 jamais foram registrados valores tão baixos como os de agora no período compreendido entre novembro e janeiro.

Segundo o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Rodrigo Arroyo Garcia, estudos sugerem que essa menor luminosidade, quando ocorre na fase reprodutiva, pode reduzir a produtividade da soja de 17% a 26%.

Além disso, o solo acaba ficando encharcado e dificulta a respiração das raízes da soja, o que também implica em redução de nutrientes.

Embora esse problema afete a produtividade, ainda é cedo para estimar a quantidade de perda nas lavouras. Além disso, existem outros fatores que podem interferir nesse processo, por isso a Embrapa acredita que mesmo com as adversidades, Mato Grosso do Sul tenha uma ótima colheita

Nos siga no Google Notícias