ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Abertura de empresas continua em queda no início deste semestre

Caroline Maldonado | 04/09/2015 13:25
Abertura de empresas caiu 13% no início do semestre (Foto: Fernando Antunes)
Abertura de empresas caiu 13% no início do semestre (Foto: Fernando Antunes)

A abertura de empresas, que vem caindo desde o fim do ano passado, não mostra recuperação no início deste segundo semestre, conforme dados levantados pela Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul). Em julho e agosto, o número de empresas que abriram caiu 13%, em relação ao mesmo período do ano passado, o que demonstra falta de confiança dos empreendedores em função do cenário econômico.

No acumulado de junho e julho em 2014, Mato Grosso do Sul teve abertura de 1.226 empresas. No mesmo intervalo deste ano, o número ficou em 1.059, conforme divulgado pela Jucems. Os dados não incluem as empresas MEI (Micro Empreendedor Individual) e filiais.

O melhor mês deste ano foi março, cujo o número de empresas abertas passou de 482, passou para 653, no comparativo. O cenário foi reflexo da decisão dos empresários em apostar em novos projetos, passada certa instabilidade gerada pela mudança do Governo do Estado e início do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT), na avaliação feita pelo presidente da Jucems, Augusto César Ferreira, no início do primeiro semestre.

Pelo jeito, a falta de confiança está ainda segurando novos investimentos no ramo empresarial em Mato Grosso do Sul. Conforme o levantamento, somente em agosto a queda na abertura de novos negócios foi de 18%. O volume passou de 597, no mesmo período de 2014 para 486, nesse último mês.

Caso a retração continue, 2015 pode repetir o resultado de 2014, ano em que foram abertas 6.713 empresas em MS. O número foi o pior dos últimos sete anos, de acordo com levantamento da Jucems.

Nos siga no Google Notícias