ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Economia

André veta projeto para ampliar negociação de dívida

Redação | 26/11/2009 10:59

O governador André Puccinelli (PMDB) vetou o projeto do deputado estadual Paulo Duarte (PT) que alterava a Lei 2.606 para autorizar a compensação de créditos contra a Fazenda Pública Estadual com débitos inscritos na dívida ativa até 31 de dezembro de 2008. A redação atual permitia a compensação apenas de débitos inscritos até 31 de dezembro de 2002.

De acordo com Paulo Duarte, na prática, o projeto abria a possibilidade de um encontro de contas para quem foi inscrito na dívida ativa nos últimos seis anos.

"Quando a pessoa deve para o Estado, e o Estado também deve para ela, haveria a possibilidade de fazer o encontro de contas se a pessoa estivesse inscrita na dívida ativa", explica o deputado. Ou seja, ambas as dívidas seriam extintas.

No veto total, o governador argumenta que em tempo de queda crescente na arrecadação "não é meritória a proposta de se compensar dívidas dos respectivos sujeitos passivos tributários, com créditos contra a Fazenda Estadual, uma vez que a administração estadual precisa da arrecadação em espécie de seus impostos, taxas, dívida ativa e contribuições, para poder gerir a máquina pública e atender ao interesse da coletividade". Ainda segundo o governador, não cabe ao parlamento estadual iniciar projeto de lei com esse teor.

"Quem deve ao governo deve pagar, mas o governo não quer pagar suas contas", questiona Duarte. Segundo ele, o projeto é constitucional, pois não aumenta a dívida pública. Para ele, o veto foi por questão política. O PT é o único partido que não compõe a base aliada ao governador.

Nos siga no Google Notícias