ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Apartamentos da Homex se tranformam em moradia do pesadelo

Luciana Brazil | 13/07/2012 07:55
Moradora mostra remendos mal feitos. (Fotos: Rodrigo Pazinato)
Moradora mostra remendos mal feitos. (Fotos: Rodrigo Pazinato)

Conquistar a casa própria é o sonho da maioria dos brasileiros. Se o imóvel for novo, recém construído, a alegria é ainda maior. Um investimento certo que, a princípio, deveria vir sem problemas.

A realidade, porém, tem sido diferente para a maioria dos clientes da incorporadora Homex, em Campo Grande. Os que moram no conjunto residencial Arara Azul, no bairro Paulo Coelho Machado, já enfrentam o pesadelo da reforma, antes mesmo de completar um ano na casa nova, já que rachaduras e infiltrações resolveram visitar os moradores.

Entregues recentemente, há menos de um ano, os apartamentos começaram a apresentar problema logo nos primeiros meses. Um funcionário da Homex, que teve a identidade preservada, explicou que as rachaduras surgem na manta do prédio, que é colocada entre os andares. “A manta é colocada justamente para evitar a infiltração do apartamento de cima para o de baixo”, afirmou.

Segundo ele, possivelmente os residenciais que ainda estão sendo construídos também apresentarão o mesmo problema.

Ao entrar no condomínio de 96 apartamentos, lá estão elas. Rachaduras, infiltrações e remendos, além de tudo, mal feitos. “A gente precisa ligar para a empresa e pedir que eles venham arrumar. Eles mandam os funcionários aqui, mas muitos vizinhos estão sem saber quando terão o problema resolvido”, disse a dona de casa Débora da Silva, 26 anos.

No apartamento de Débora, que custou cerca de 70 mil, um dos quartos da residência foi atingido pelas infiltrações e, segundo ela, o problema é generalizado. A garantia do imóvel é de cinco anos, de acordo com Débora.

“É uma decepção muito grande, comprar, pagar direitinho e ter que enfrentar esses problemas”, disse a dona de casa, Lourdes da Silva, 42 anos. Morando no apartamento desde novembro de 2011, ela afirma que nos dias de chuva, a água entra por um espaço entre a parede e o chão.

Apartamentos novos da Homex ja recebem reforma pouco tempo depois de serem entregues aos moradores. (Fotos:Rodrigo Pazinato)
Apartamentos novos da Homex ja recebem reforma pouco tempo depois de serem entregues aos moradores. (Fotos:Rodrigo Pazinato)

A síndica do condomínio, Juliana das Neves, explica que para resolver as rachaduras, o primeiro contato precisa ser feito pelo telefone 0800 da empresa, em São Paulo.

“A empresa em São Paulo aciona a empresa em Campo Grande e os funcionários vão até as casas arrumar os defeitos. Mas fica assim, como você está vendo, cheio de remendo. Eles não vão pintar a parede inteira”.

Juliana lembrou ainda que o telefone ficou desativado por alguns dias, já que a procura era enorme. “Tem gente que está com água vazando pela tomada, quando chove”.

Apesar de a empresa realizar o conserto nos apartamentos, os moradores se indignam com a situação e frisam que se sentem inseguros com o prédio.

Mais problemas: Além das rachaduras, a empresa enfrentou recentemente uma paralisação de funcionários por falta de pagamento. A Homex é alvo de investigação do MPT (Ministério Público do Trabalho) e também irá responder por duas ações civis públicas no Estado.

Três irregularidades colocaram a empresa na linha de investigação: desvirtuamento de terceirização, problemas de meio-ambiente e fraude trabalhista.

A reportagem do Campo Grande News entrou em contato com a empresa e verificou que o 0800 estava ativado, na tarde de hoje.

Resposta: Em nota, a empresa Homex informou que todos os problemas de infiltração no piso e no telhado de algumas casas já foram apurados e identificados pelos engenheiros. Ainda reforçou que todos os chamados dos clientes estão em curso de atendimento.

A empresa afirmou que os reparos estruturais como acabamento, incluindo pintura da fachada e reposição da argamassa também serão executados. As solicitações têm prazo de três dias para apuração técnica e 10 dias para solução completa. A assessoria informou que já reforçou o SAC da empresa, além das equipes para execução da obra.

Sobre o pagamento, a Homex afirmou que os pagamentos dos empreiteiros serão regularizados até o dia 31 de julho.

Respondendo sobre a fiscalização, a empresa afirmou que vai responder a todos os questionamentos do MPT e, caso seja necessário fazer correções de trabalho, a empresa via garantir a mudança.

Nos siga no Google Notícias