ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Após quedas, vendas no comércio varejista crescem 8,8% em outubro

Renata Volpe Haddad | 16/12/2015 14:01
Vendas no varejo cresceram em outubro no Estado. (Foto: Gerson Walber)
Vendas no varejo cresceram em outubro no Estado. (Foto: Gerson Walber)

Após meses de vendas fracas, o comércio varejista cresceu 8,8% em outubro, em relação a setembro deste ano em Mato Grosso do Sul, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quarta-feira (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em comparação com setembro deste ano, o índice de volume de vendas em outubro foi de 135,8 contra 124,8 no mês anterior. Porém, em relação a outubro de 2014, as vendas do comércio varejista caíram 4,9% de um ano para outro.

Se comparado com janeiro de 2015, quando o volume de vendas ficou em 134,4, outubro apresentou crescimento de 1%. No acumulado do ano, a queda é de 0,4%.

O índice de receita nominal no Estado, cresceu 5,9% em outubro e o índice foi de 147,6 contra 164,9 em relação ao mesmo período do ano passado.

Queda – As vendas no varejo apresentaram queda de 9,9% no comércio varejista ampliado, que englobam materiais de construção e vendas de automóveis, motos, peças e serviços. Em setembro, a queda neste setor foi maior, sendo 10,3%. A comparação é feita em relação ao mesmo período do ano passado.

Brasil - No país, também houve crescimento de 0,6% no comércio varejista, em relação a setembro, na série livre de influências sazonais, resultado que interrompe oito meses de taxas negativas consecutivas, período que o varejo acumulou perda de 6,3%. Nessa mesma comparação, para receita na nominal de vendas, o aumento foi de 1,2% frente a setembro.

Nos siga no Google Notícias