ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Volume de vendas no comércio varejista cai 2,5% em maio no Estado

Liana Feitosa | 14/07/2015 10:31
Receita nominal de vendas no comércio varejista foi positiva em maio no Estado. (Foto: Marcos Ermínio)
Receita nominal de vendas no comércio varejista foi positiva em maio no Estado. (Foto: Marcos Ermínio)

O volume de vendas do varejo, em Mato Grosso do Sul, caiu 2,5% em maio de 2015 em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta terça-feira (14). Em comparação ao mês de abril, a variação em maio 2015 foi de -0,5%.

A receita nominal de vendas no comércio varejista no Estado, por sua vez, foi positiva em maio, registrada 5,0%. No acumulado do ano, o valor é de 7,8% e, o índice de volume, 166,2%.

Comércio ampliado - Já o comércio varejista ampliado que, além do varejo, inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, sofreu queda de -8,6% no último mês de maio, o que representa variação de -3,4% no acumulado do ano e -2,1% nos últimos 12 meses em Mato Grosso do Sul.

Em termos nacionais, o mês de maio de 2015 registrou variação de -0,9% no volume de vendas no comércio varejista do país com relação ao mês anterior, ajustada sazonalmente, sendo o quarto mês consecutivo com resultado negativo.

Segundo o IBGE, a atividade de móveis e eletrodomésticos, com variação de -18,5% no volume de vendas em relação a maio do ano passado, registrou o maior impacto negativo na formação da taxa do varejo.

Explicação - Esse desempenho ruim se deve não só à redução da massa de rendimento e o menor ritmo de crescimento do crédito, mas também o fraco desempenho das vendas em comemoração ao Dia das Mães na comparação de maio de 2015 com maio do ano passado.

Além disso, o efeito base é reforçado devido ao aumento das vendas de televisores motivado pela Copa do Mundo.

No acumulado do ano e dos últimos 12 meses, o volume de vendas no comércio varejista do país foi de -10,9% e -6,1%, respectivamente.

Receita nominal - Já a variação da receita nominal permaneceu constante (0,0%) em maio. Nas demais comparações, obtidas das séries originais (sem ajuste), o varejo nacional apresentou decréscimo de 4,5% sobre maio do ano anterior em relação ao volume de vendas, acumulando variações de -2,0% no ano e de -0,5% nos últimos 12 meses.

Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas nacionais apresentou variação de 1,9%, 4,1% e de 5,7%, respectivamente.

Nos siga no Google Notícias