Até agosto, Paraguai fará licitação de porto que poderá escoar grãos de MS

O Governo paraguaio vai lançar até agosto deste ano a licitação para construção do Porto de Concepción. O país vizinho propôs facilitar o tráfego de caminhões bitrem com os grãos de Mato Grosso do Sul pela Ruta 5, rodovia que liga Pero Juan Caballero e Concepción. Após esses 210 quilômetros, a produção de soja e milho chegaria ao novo porto, que será construído, e seguiria para outros países.
Essa seria uma boa alternativa em relação aos portos de Paranaguá e Santos, principalmente para a soja do Cone Sul de MS, na avaliação do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck; que esteve junto ao secretário de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, na cidade de Concepción, no Paraguai, para tratar de questões de cooperação logística, na semana passada.
- Leia Também
- Com recursos de U$ 1,5 mi Paraguai quer ampliar negócios com MS
- Em reunião, Reinaldo e paraguaios definem prioridades para a logística
“Os produtores terão duas opções de utilização do Rio Paraguai: uma delas por meio de Porto Murtinho, no território brasileiro e a do Porto de Concepción, favorecendo a competitividade dos nossos produtos”, comentou Jaime.
A proposta de cooperação foi feita pelo ministro de Industria y Comercio do Paraguai, Gustavo Leite, o embaixador brasileiro no Paraguai. Ele esteve em Campo Grande, em março, quando anunciou investimentos de U$ 1,5 milhões em estradas e portos, que podem fortalecer as relações com Mato Grosso do Sul.
“Temos grandes empresas internacionais interessadas e acreditamos que a licitação seja concluída em 1º de agosto”, disse Gustavo. Segundo o ministro, o Paraguai pretende facilitar o tráfego de grãos em caminhões bitrem de MS, pela alfândega e nas estradas do país vizinho.
O governador de Concepción, Luis Urbieta; o diretor da Administración Nacional de Navegación y Puertos, Hector Duarte Chavez; o vice-ministro da Indústria, José Luis Rodríguez Tornaco e o ministro dos Transportes, Vice-Agustin Encina também participaram da última reunião.