ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Azambuja destaca investimento em tecnologia para crescimento de MS

Elci Holsback e Renata Volpe Haddad | 08/03/2017 11:54
Autoridades estiveram presentes na abertura da 17º edição da Dinapec que aconteceu hoje (8) na Embrapa. (Foto: André Bittar)
Autoridades estiveram presentes na abertura da 17º edição da Dinapec que aconteceu hoje (8) na Embrapa. (Foto: André Bittar)

Durante o lançamento da Dinapec - Dinâmica Agropecuária- na manhã desta quarta-feira (8) na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, o governador Reinaldo Azambuja destacou os investimentos do Estado em tecnologias para o desenvolvimento do agronegócio, principal base econômica de Mato Grosso do Sul.

"Para 2017 os projetos do governo para o setor agro tem eixo estratégico no desenvolvimento. Não temos hoje uma fortuna em recursos para investir, mas estamos certamente investindo em tecnologia para projetos, com parte dos recursos voltados à Embrapa, Fundect e fundações para aumento de ganho e ampliação da produtividade", destacou o governador.

Azambuja reforçou ainda a importância de parcerias e eventos como a Dinapec para o fortalecimento do agronegócio regional. 

"Eventos como este mostram o trabalho da Embrapa e fundações e os resultados evidentes podem ser notados no campo. O Estado tem colhido safras cada vez maiores em áreas cada vez menores, o que comprova a importância da tecnologia para o aumento da produtividade. Por meio das parcerias ocorre melhora na variedade, são desenvolvidos métodos de conservação do solo e conservação do meio ambiente, minimizando os efeitos do gás estufa", avalia.

O chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Soares, avaliou a 12° edição da Dinapec como uma das mais importantes, pois, além de apresentar tecnologias inéditas no Brasil, desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, é realizada no ano em que a entidade comemora quatro décadas de atuação no Estado.

"Agradeço ao apoio do governo e parceiros e este momento é especial, pois, neste ano a Embrapa comemora 40 anos de fundação e hoje, teremos uma série de apresentações de um trabalho importante, de tecnologias para o desenvolvimento da agropecuária, como a primeira braquiária híbrida do País, além do aplicativo que vai colaborar para que o produtor tome decisões mais precisas e da plataforma nacional da carne bonificada", comentou Soares.  

Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) divulgou sobre projetos de infraestrutura para Mato Grosso do Sul. (Foto: André Bittar)
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) divulgou sobre projetos de infraestrutura para Mato Grosso do Sul. (Foto: André Bittar)

Destaque para carne de MS - Com a presença do presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), João Martins, a Dinapec é cenário de lançamento da Plataforma de Qualidade Carne Bonificada, programa de Bonificação de Raças Bovinas que avalia protocolos de rastreabilidade de adesão voluntária.

A ferramenta que permite a bonificação dos pecuaristas pela criação de animais que atendem requisitos de mercados específicos, por meio de sistema informatizado que administra informações de produtores, associações de criadores e frigoríficos participantes, dispostos a atender os requisitos estabelecidos nos programas de bonificação.

"O Brasil deu um salto na pecuária nos últimos anos e a nossa ideia é fazer com que não só os outros países consumam nossa carne, mas sim, os brasileiros, que precisam ter acesso ao que produzimos com qualidade".

Ainda segundo Martins, os produtores exigem um tratamento diferenciando quando vende o boi para o frigorífico. "É ai que a CNA entra, para garantir a qualidade da carne produzida", explicou.

O presidente da Famasul (Federação de Pecuária e Agricultura), Maurício Saito, citou números de produção da soja, milho e pecuária e como foi evoluindo com o passar dos anos. "Esse crescimento deve-se primeiramente ao produtor rural e o segundo pilar é a pesquisa, pois se não fosse a difusão de novas tecnologias, Mato Grosso do Sul não teria capacidade de evoluir na produção", avaliou.

Nos siga no Google Notícias