ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, DOMINGO  16    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Brasil e Bolívia se unem para viabilizar retorno da fábrica de fertilizantes

Memorando busca ampliar indústrias brasileiras e bolivianas após análise de viabilidade por grupo de trabalho

Por Gabriela Couto | 30/01/2024 19:10
Placa que dá acesso a usina da Petrobras UFN3, em Três Lagoas (Foto: Arquivo/Paulo Francis)
Placa que dá acesso a usina da Petrobras UFN3, em Três Lagoas (Foto: Arquivo/Paulo Francis)

Foi assinado nesta terça-feira (30) um memorando entre Brasil e Bolívia para ampliar a produção e fertilizantes. A UFN3, em Três Lagoas, a 327 km de Campo Grande, faz parte das cidades que serão avaliadas no quesito viabilidade e potencial econômico de projetos.

Além da cidade sul-mato-grossense, a meta é construir fábricas de fertilizantes nitrogenados e mapear as áreas geológicas e pesquisar os minerais, além de medidas para ampliar e facilitar o comércio dos insumos, em Cuiabá (MT), Porto Quijarro (Santa Cruz), Uyuni (Potosí), Copaisa (Oruro) e Santivañez (Cochabamba), na Bolívia.

Um grupo de trabalho conjunto dos dois países será responsável por elaborar um plano estratégico de cooperação, em conformidade com as leis brasileiras e bolivianas.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a Bolívia tem grandes reservas de gás natural - matéria-prima fundamental para a produção dos nitrogenados, além de minerais usados em outros tipos de nutrientes. Contudo, carece de capacitação e de recursos para desenvolver suas cadeias.

“Carência que o memorando tenta reduzir ao prever ações de cooperação técnica, plano de desenvolvimento industrial e programa de atração de investimento, entre outras medidas”, informou a pasta, em nota.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas  redes sociais.

Nos siga no Google Notícias