ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Caminhões lotam pátios de postos da receita após paralisação de auditores

Ricardo Campos Jr. | 14/07/2016 18:24
Carros formam fila no posto de Mundo Novo; ao fundo, caminhões que não puderam seguir viagem por conta do protesto parados no pátio do posto de fiscalização (Foto: Divulgação)
Carros formam fila no posto de Mundo Novo; ao fundo, caminhões que não puderam seguir viagem por conta do protesto parados no pátio do posto de fiscalização (Foto: Divulgação)

Pátios dos postos de fiscalização da Receita Federal em Mundo Novo e Ponta Porã, a 476 e 323 quilômetros de Campo Grande, terminaram o dia cheios de caminhões que não conseguiram despachar as cargas com a paralisação dos auditores fiscais e analistas tributários. O manifesto foi realizado nesta quinta-feira (14) para chamar a atenção do Governo Federal, que não cumpriu a promessa de enviar ao Congresso Nacional o projeto de reajuste salarial da categoria.

Os condutores terão que esperar até às 8h de amanhã, quando começa o expediente, para realizar o procedimento e seguir viagem. A auditora fiscal Yone de Oliveira, do posto de Mundo Novo, explica que o movimento deixou serviço acumulado e possivelmente os servidores não darão conta de atender toda a demanda. “Com isso, haverá um atraso na importação e exportação”, explica.

Naquele município, segundo ela, só foram fiscalizados automóveis e ônibus. Em dias comuns, apenas parte dos veículos desses tipos são parados, já que as equipes trabalham com amostragem. Porém, em razão do protesto, todos foram vistoriados, o que provocou fila de pelo menos cinco quilômetros, conforme Yone.

Além do aumento, a servidora comenta que também está sendo reivindicada a regulamentação da lei que estipula pagamento de R$ 91 para todos os que trabalham em área de fronteira, o que inclui também policiais rodoviários estaduais e federais. “Isso remonta de 2013 e está até hoje parado”, afirma.

Ponta Porã – Conforme o chefe da equipe aduaneira, Silvério Martins da Costa, o pátio do posto de fiscalização, com capacidade para 30 caminhões, ficou lotado. Vários veículos vão ter que passar a noite estacionados nas proximidades.

Segundo ele, os condutores que carregam cargas perecíveis, como carnes e couro, estão em um espaço em Pedro Juan cedido pela administração local por ter mais segurança.

Em Ponta Porã o atendimento foi normal para o contribuinte que desejava fazer a declaração de bagagem, quando as compras excedem o limite em dólares previsto em lei.

Corumbá - A auditora fiscal Francielle Araújo de Marco explica que o despacho de cargas foi realizado normalmente. No município localizado na fronteira com a Bolívia, a exemplo do que fez o posto de Mundo Novo, todos os veículos foram parados para fiscalização, ao invés de trabalhar com amostragem.

Isso fez com que filas se formassem no local durante toda a manhã. Na semana que vem, segundo ela, o protesto deve afetar também os caminhões.

Protesto – O Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal) informou que a paralisação acontecerá às terças e quintas, até que o Governo Federal publique uma Medida Provisória que garanta o cumprimento do acordo firmado no início do ano com a categoria a respeito do reajuste.

Nos siga no Google Notícias