ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Cinco municípios concentram 55% das riquezas de MS

Redação | 16/12/2008 09:21

Os cinco maiores municípios de Mato Grosso do Sul respondem por 55,3% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, a maior concentração da região Centro-Oeste, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No ranking nacional, Mato Grosso do Sul é o 10º em concentração de riquezas.

Só Campo Grande no ano de 2006 teve uma movimentação econômica de R$ 7,83 bilhões, o que corresponde a 32,2% do total de Mato Grosso do Sul. Corumbá veio na seqüência, com 8,1% do PIB, seguido de perto por Dourados, com 7,9%.

Em quarto aparece a cidade de Três Lagoas, que detinha 4,8% das riquezas do Estado e Nova Andradina, com 2,3%. Esses cinco municípios juntos abrangiam 51,3% da população de Mato Grosso do Sul.

Para atenuar os efeitos da concentração, há anos é discutido na Assembléia Legislativa projeto para redistribuição do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de forma que a economia dos municípios menores seja incentivada.

Porém, há resistência dos maiores, como Campo Grande e Dourados, que geram mais recolhimento de impostos e não querem perder receita. Houve neste ano uma primeira votação mas, por acordo, ficou definido que o projeto será apreciado por partes.

Ranking

Nos siga no Google Notícias