ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Colheita do milho safrinha termina com recorde de 9 milhões de t

Priscilla Peres | 04/09/2015 15:56
Produtividade chegou a 88 sacas por hectares. (Foto: Famasul)
Produtividade chegou a 88 sacas por hectares. (Foto: Famasul)

Mato Grosso do Sul encerrou a colheita do milho safrinha com 9 milhões de toneladas de grãos. O resultado da safra 2014/15 é recorde em 30 anos, desde que os agricultores do estado começaram a produzir milho no inverno. Os dados foram divulgados pelo Siga/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio).

Conforme as informações da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS), a produtividade nesta safra chegou a 88 sacas por hectares. O resultado final é 8,4% maior que o estimado no início de março, que era de 8,3 milhões de toneladas do grão.

Durante a colheita da cultura, técnicos da Aprosoja/MS percorreram mais de 1,5 mil hectares, área que corresponde a 92% do total destinado ao milho safrinha, que nesta safra cresceu 5% e marca 1,7 mil hectares. Cerca de 30% do grão foi plantado depois do dia 10 de março, fora da janela ideal para que as lavouras não sintam os efeitos das geadas.

Já para a produtividade, se comparada com o ciclo anterior, quando foram registradas 85 sacas por hectare, o crescimento foi de 3,5%. Entre os municípios com maior média ponderada, cálculo que considera o plantio feito fora e dentro do período de Zoneamento Agroclimático, em primeiro lugar aparece São Gabriel do Oeste (103,7 sacas por hectare), Costa Rica (100,6 sacas), Alcinópolis (100,5 sacas) e Amambai (95,1 sacas).

“Trabalhávamos com a permanência da produção de grãos da safra anterior com possibilidade de alcançar 8,5 milhões de toneladas, mas acreditávamos no potencial para o ciclo e o clima ficou do nosso lado, ajudando tanto no plantio, com chuvas regradas, quanto a colheita, com a estiagem”, lembrou o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto.

De acordo com estimativa da Aprosoja/MS, além do clima outro fator pode ter contribuído para a Super Safra, é o Sistema de Plantio Direto. O método consiste em manter na superfície a palha e os demais restos vegetais de outras culturas, o que garante cobertura e proteção do solo.
Cerca de 85% das lavouras visitadas utilizam este tipo de manejo. A técnica aumenta a retenção de água no solo, enriquece a terra com material orgânico, que são características que influenciam diretamente no desenvolvimento do vegetal, além de diminuir custos de produção.

Nos siga no Google Notícias