ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Com alta do dólar, padarias não seguram reajuste e pão fica mais caro

Renata Volpe Haddad | 22/09/2015 18:01
Com dólar alto, preço do pão francês deve subir 6%. (Foto: Fernando Antunes)
Com dólar alto, preço do pão francês deve subir 6%. (Foto: Fernando Antunes)

Até outubro, os consumidores vão pagar 6% mais caro no pão francês. Esse reajuste deve-se ao aumento do dólar que chegou a R$ 4 nesta terça-feira (22), sendo o maior valor em 21 anos. Com a valorização da moeda americana, os moinhos já reajustaram o valor do trigo e as panificadoras estão pagando o produto 10% mais caro.

De acordo com o presidente do Sindepan/MS (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Mato Grosso do Sul), Marcelo Alves Barbosa, o repasse é feito através das distribuidoras dos moinhos. "Algumas panificadoras até agora estão segurando o preço por terem ainda o produto no estoque. Porém, conforme for acabando, o comércio vai repassar o valor para os consumidores", afirma.

No início do ano, houve reajuste de 3% a 5% por causa do aumento dos combustíveis e energia elétrica. "A princípio, os consumidores vão pagar até 6% mais caro no pão, mas não é somente este produto que está caro, o açúcar aumentou mais de 10%, pois também é um produto influenciado pelo dólar", alega.

O que colabora também para o aumento nos preços dos produtos vendidos nas panificadoras, é o reajuste salarial dos padeiros em agosto e o valor das embalagens que também encareceram. "Apesar de serem baratas, o valor do pedágio aumentou e contribui com que a embalagem fique 10% mais cara. É uma bola de neve", comenta.

IPC/CG - Segundo os dados do IPC/CG (Índice de Preços ao Consumidor), de janeiro a setembro deste ano, o pão francês teve elevação de 11,26% no preço. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice foi de 3,27%.

Maria afirma que mesmo custando caro, não vai deixar de consumir pão francês. (Foto: Fernando Antunes)
Maria afirma que mesmo custando caro, não vai deixar de consumir pão francês. (Foto: Fernando Antunes)

Consumo - Mesmo custando caro, alguns consumidores dizem que não deixam de comer pão, ainda mais, o francês.

A diarista Maria Girlani Domingos, 53, afirma que a família não abre mão do produto. "Comemos sempre, lá em casa não pode faltar senão os filhos sentem falta. Mesmo com o preço elevado, a gente dá um jeito e acaba comprando", diz.

O tecnólogo Elson Morais, 54, observou que o preço do pão subiu nos últimos cinco anos. "Tem sempre um motivo pro preço aumentar, mas não deixo de comprar", avalia.

Já o analista Júlio Alves, 44, diz que deixou de comprar o produto por notar que o preço subiu. "Tudo tem subido, principalmente os alimentos e lá em casa resolvemos contar os supérfluos e dar valor em outras coisas que achamos de mais necessidade", afirma.

Nos siga no Google Notícias