ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Conforme previsto, Vetorial religa alto forno em Ribas

Redação | 11/05/2009 08:13

Conforme já estava previsto, a Vetorial religou o alto forno na unidade de Ribas do Rio Pardo, a 100 quilômetros de Campo Grande. A paralisação das atividades, em decorrência da conjuntura econômica, durou 60 dias.

Foi o suficiente para abalar o setor de carvoarias e deixar dezenas de carvoeiros desempregados e morando nas ruas da cidade.

Conforme informações do grupo, o alto forno que está sendo reativado representa apenas 25% da capacidade de toda a Companhia, que possui unidades de mineração em Corumbá e outra siderúrgica em Campo Grande.

Serão 250 toneladas de ferro gusa produzidos por dia. O número, admite o grupo, é modesto "mas que retrata um sensível reaquecimento de mercado". A suspensão de atividades teve início em março, quando, segundo a Vetorial, mais de 90% das empresas similares tinham desligado seus alto-fornos no Brasil em consequencia da retração do consumo de aço em todo o mundo.

O grupo reduziu o quadro de funcionários em 60%, mantendo apenas os que atuavam no setor administrativo, a maioria em férias coletivas. A compra de carvão vegetal, matéria prima para a produção, também foi interrompida.

Com a paralisação das siderúrgicas do Estado, a estimativa é de que mais de 7 mil postos de trabalhos foram afetados, a maior parte ligados à produção de carvão vegetal. Na semana passada, a MMX anunciou a retomada das atividades de mineração.

"Deixamos de produzir 200 mil metros de carvão por mês", diz o presidente do Sindicarv (Sindicato da Indústria e dos Produtores de Carvão Vegetal do Estado de Mato Grosso do Sul) Marcos José Brito.

A queda na arrecadação de impostos nos municípios atingidos chegou a 30%. O governo do Estado estima uma perda de R$ 45 milhões em ICMS nesse período, segundo o setor.

Nos siga no Google Notícias