ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Conselho 'adota' Asilo São João Bosco para colocar finanças em dia

Elci Holsback | 10/08/2016 11:18
Corecon convida população a ajudar o asilo (Foto: Elci Holsback)
Corecon convida população a ajudar o asilo (Foto: Elci Holsback)

Com 89 moradores, o Asilo São João Bosco enfrenta grandes dificuldades financeiras para continuar o atendimento aos idosos. Com o objetivo de colaborar com a organização financeira da instituição, o Corecon/MS (Conselho Regional de Contabilidade) realiza uma consultoria na instituição um, com o apoio de profissionais e acadêmicos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Os resultados da iniciativa serão apresentados no próximo dia 12, durante o encerramento da Semana de Economia, quando será apresentado o Projeto de Reestruturação do Asilo São João Bosco. Ao todo 120 problemas foram diagnosticados pela consultoria, entre eles, atraso na folha de pagamento e encargos sociais, acúmulo de funções, falta de comunicação e gerenciamento, divergência em cargos e salários, falta de suporte material e problemas com logística e segurança, entre outros. 

"Durante meses analisamos as atividades do asilo, quando foi percebida desorganização e crise financeira e de gestão. Foi necessário, a princípio a reestruturação econômica, que envolveu redimensionamento de custos, readequação de salários e corte no número de colaboradores",destaca o presidente do Conselho, Thales Souza Campos.

Dividida em três etapas, o trabalho tem metas para curto, médio e longo prazo. A primeira, com iniciativas que tiveram início no ano passado e devem ser cumpridas até 2018, incluem propostas já realizadas, como a organização das folhas de pagamento, que atualmente estão em dia e mais projetos, como a reestruturação dos processos administrativos e funcionais, aumento da receita e captação de novos recursos, entre outros.

A médio prazo, com projetos até 2020 estão as propostas de proporcionar sustentabilidade financeira da entidade, reorganizar o fluxo de voluntários, construir um novo acesso ao prédio, qualificar o atendimento aos idoso e implementar um Plano de Cargos e Carreiras. Por fim, até 2023, quando o São João Bosco comemora seus 100 anos de fundação, a meta é construir um posto de saúde geriátrico e uma casa de repouso e ser uma referência no atendimento aos idosos, além de manter os resultados adquiridos durante a consultoria.

Uma parceria com a Energisa também foi realizada, onde a concessionária de energia iniciou a troca de equipamentos de ar-condicionado e eletrodomésticos, o que já gerou economia de R$ 6 mil. Entretanto, o asilo ainda acumula dívida de quase R$ 3 milhões e o Corecon realizará mais uma ação em prol da entidade, com a arrecadação de doações durante a Semana da Economia. "No encerramento do evento ocorre a entrega de comendas durante um jantar já tradicional. Este ano, ao invés de realizar a celebração em um espaço de festas, decidimos levar a iniciativa ao asilo e cada convidado do jantar recebe um envelope onde é incentivado a doar qualquer quantia à entidade.

O presidente do São João Bosco, Gersino José dos Anjos, comemora os resultados iniciais da consultoria. " O Corecon fez um planejamento que nos levou a acreditar que a médio e longo prazo nos tornaremos referência em atendimento aos idosos", avalia. 

Assim como o Corecon, que além da consultoria, arrecadou doações para o asilo, outras entidades, empresas ou pessoas podem colaborar com o São João Bosco, que recebe doações e necessita de voluntários para manter seu trabalho de atendimento aos idosos. Os interessados em podem entrar em contato pelo (67) 3345-0500. A entidade está localizada na Rua José Nogueira Vieira, 1900, Bairro Tiradentes, em Campo Grande.

Semana de Economia - Realizado entre os dias 8 e 13 de agosto, o evento comemora os 35 anos do Corecon-MS, com série de palestras em Campo Grande, Dourados e Ponta Porã, entrega de comendas a economistas e profissionais que colaboram com o desenvolvimento do Estado e ainda, uma Feira de Educação Financeira, que acontece nos dias 12 e 13, das 10h as 22h no Shopping Norte Sul, onde a população receberá consultoria sobre finanças.

 

Nos siga no Google Notícias