ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Curso forma Auxiliar de Veterinária para clínicas e hospitais

Informe Publicitário | 27/09/2016 07:00
Professora Camile Médica Veterinária ministrando aula - Foto Alcides Neto
Professora Camile Médica Veterinária ministrando aula - Foto Alcides Neto

Cuidar de um animal de estimação pode ir muito além do carinho diário. No curso de Auxiliar de Veterinária da Escola Unicam, aspirantes a profissão aprendem sobre técnicas importantes para o bem-estar e suporte do trabalho realizado em clínicas e pet shops de Campo Grande.

Certificado pelo CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) e com todos os professores sendo Médicos Veterinários, o curso é desenvolvido em sete meses, com estágio em clínicas e hospitais veterinários de Campo Grande. “Nós somos a primeira escola a abrir em Mato Grosso do Sul um curso nesse formato. O molde que nós temos de ensino, o estudante não encontra em nenhum lugar do Brasil. Ele sai direcionado para as clínicas e hospitais veterinários para estagiar. Uma parte do curso é desenvolvida dentro de uma clínica ou hospital veterinário”, esclarece Paulo Alexandre Bogiani, um dos sócios da Unicam.

O curso tem duas modalidades diferentes, para animais de pequeno e grande porte. “O auxiliar será como um enfermeiro do médico veterinário. Auxilia em tudo, desde a parte de vendas até a operação de animais. Ele pode realizar curativos, ministrar medicamentos com o aval do médico, por exemplo. É uma área muito carente, em que faltam profissionais”, explica Paulo.

Braço direito do médico veterinário, o auxiliar vai aprender a aferir temperatura, a observar as condições físicas e neurológicas do animal, coletar materiais para exames e controlar os sinais vitais. Além disso, observará a situação dos mesmo, e aplicará os primeiros socorros em casos de emergências.

Os sócios da Unicam Celso de Souza e Paulo Bogiani  - Foto Alcides Neto
Os sócios da Unicam Celso de Souza e Paulo Bogiani - Foto Alcides Neto

Com a demanda do mercado, Paulo frisa que em média 50% dos alunos saem empregados. “Como nós encaminhamos os alunos para estagiar em clínicas e hospitais veterinários, eles acabam empregados nestes próprios estabelecimentos. Alguns também estão cursando Medicina Veterinária e veem no curso de Auxiliar de Veterinária uma forma de aprender mais cedo o que só verá com o tempo na universidade. Também tem casos de alunos do ensino médio que querem fazer medicina veterinária, mas não tem a certeza. Normalmente, eles saem mais apaixonados pela profissão”, esclarece.

Paulo fundou a Unicam ao lado do sócio, o advogado Celso de Souza. “Eu sou biólogo e ele advogado. Eu tenho experiência na área de educação e percebi essa necessidade do mercado”, aponta.

Além do curso de pequeno porte onde o aluno aprende basicamente sobre cães e gatos, a escola também oferece a opção para grande porte, o qual o aluno aprenderá sobre bois e cavalos. Nesse caso, a prática é feita em fazendas. “Dentro da escola não temos animais vivos, as práticas são feitas com manequins e instrumentos veterinários. Por isso, temos o estágio supervisionado em hospitais ou clínicas veterinárias no caso do curso de pequeno porte. No de grande porte a prática do aluno é realizada em fazendas”, indica.

A escola está com matrículas abertas. Todo o material que o aluno usará está incluso no valor da mensalidade. A Unicam fica na rua 15 de Novembro, 1010, Centro. Informações pelo telefone (67) 3204-2421 ou pelo site www.unicamensino.com.br.

Médicos veterinários colaboradores da Escola Unicam  - Foto Alcides Neto
Médicos veterinários colaboradores da Escola Unicam - Foto Alcides Neto
Uma das turmas do curso auxiliar de veterinário  - Foto Alcides Neto
Uma das turmas do curso auxiliar de veterinário - Foto Alcides Neto
Nos siga no Google Notícias