ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Delcídio diz que tarifa congelada é esforço de todos

Redação | 07/04/2009 20:23

O senador Delcídio Amaral (PT) acredita que a decisão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em congelar a tarifa de energia de Mato Grosso do Sul levou em consideração a participação de toda a sociedade sul-mato-grossense e da classe política. Para ele, a decisão da agência indica que ela está atenta aos interesses dos consumidores do Estado.

Segundo Delcídio, os dirigentes da Aneel foram sensíveis em entender os problemas que podem inviabilizar o Estado, já que se a tarifa de energia elétrica sobe muito, acaba desestimulando o investimento. O petista citou também o empenho da CPI da Enersul, realizada no ano passado e presidida pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PR) e relatada por Marquinhos Trad (PMDB).

O deputado estadual Paulo Duarte (PT), defensor da causa, disse que conversou com Delcídio e ele lhe informou que está se articulando no Congresso para solicitar o fim dos contratos de concessão das concessionárias detentoras de serviços como o de energia no Estado.

A concessão da Enersul (Empresa de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul) teve início em 1996 e vai terminar só em oito anos. Por isso, segundo Paulo, Delcídio quer reavaliar os contratos quando estes acabarem.

Uma das alternativas para que os valores em contas diminuam é a abertura de uma licitação em que mais de uma empresa explore o setor para garantir a concorrência. Isso poderia reduzir os valores das tarifas e melhorar as condições de pagamento.

Nos siga no Google Notícias