ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Desvalorização da bolsa chinesa torna commoditie brasileira mais atrativa

Renata Volpe Haddad | 24/08/2015 17:30
Bolsa chinesa teve grande desvalorização hoje. (Foto: STR / AFP)
Bolsa chinesa teve grande desvalorização hoje. (Foto: STR / AFP)

As bolsas asiáticas caíram cerca de 8,5% nesta segunda-feira (24), por causa das preocupações com a desaceleração da economia chinesa e Xangai, liderou as perdas, registrando recuo de 8,49%, sendo o pior dia desde fevereiro de 2007, quando atingiu o auge da crise mundial, segundo o site UOL.

Apesar de ser uma situação preocupante para a economia mundial, já que a queda atingiu também as bolsas da Europa, para o agronegócio brasileiro é um fator positivo a curto prazo, pois torna as commodities brasileiras mais competitivas com o mercado americano.

Segundo a gestora do departamento de economia da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Adriana Mascarenhas, a China é grande consumidora de soja e milho, por ter um rebanho de mais de 6 milhões de cabeças de suínos. "Com esse câmbio, o Brasil é mais competitivo com os produtos com melhor preço do que os concorrentes comerciais, como os Estados Unidos, por exemplo", explica.

Cerca de 90% da soja que Mato Grosso do Sul exporta, é direcionada para China. "Se a demanda não diminuir, por enquanto essa queda na bolsa chinesa não afeta nossa exportação, estamos vendo pelo lado positivo", comenta.

Empresas – Se para o agronegócio a desvalorização da bolsa chinesa é viável, já que o Brasil se torna mais competitivo, para as empresas isso não é bom. Muitas empresas brasileiras têm operações no mercado chinês, como setor de celulose, minério e soja, de acordo com o consultor de mercado exterior, Aldo Barigosse.

Sendo assim, essas empresas começam a vender suas ações, com tendência de queda ainda maior da bolsa chinesa. "A queda do consumo interno da China caiu, a valorização do dólar aumentou muito nos últimos 12 meses e as empresas americanas, europeias e brasileiras tendem a vender menos, pois atualmente, a economia está globalizada. Com a queda da bolsa chinesa, essas empresas passam a vender as ações com medo de desvalorização ainda maior", informa.

O consultor ressalta que como a moeda americana está muito valorizada, os produtos de outros países acabam desvalorizando. "O que acontece é que o produto americano entra na China por exemplo, custando caro e o produto chinês sai do país, com um valor mais barato, o que acontece também no Brasil", conclui.

Nos siga no Google Notícias