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Economia

Dez agências bancárias da Capital são autuadas por demora em atendimento

Autuações podem resultar em multa de até R$ 50 mil, de acordo com o Procon

Osvaldo Júnior | 09/02/2018 18:13
Clientes esperando atendimento em agência bancária da Capital (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Clientes esperando atendimento em agência bancária da Capital (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Por lei, a espera nos bancos deve ser, no máximo, de 15 minutos em dias comuns. Na prática, no entanto, os clientes chegam a aguardar mais de hora com a senha nas mãos e os olhos no visor. Esse foi um dos motivos de dez agências bancárias serem autuadas pelo Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor). Ausência de registro eletrônico e presencial e negativa de prestação de serviço também estão entre os motivos. 

A fiscalização foi realizada ontem e informada nesta sexta-feira (dia 9) pelo Procon. De acordo com o superintendente do órgão, Marcelo Salomão, as multas que podem resultar das autuações chegam a R$ 50 mil. Esse calor dobra e m caso de rescindência. 

"Em uma agência da Avenida Calógeras, por exemplo, foi constatado que o tempo de espera ultrapassava mais de uma hora", informou a assessoria de imprensa. Outros problemas verificados foram falta de senha preferencial em determinada mesa de atendimento e visor em local de pouca visibilidade. 

Também foi notado erro na informação do horário em senhas. Isso ocorreu em agência na Avenida Afonso Pena. Foi visto na senha horário adiantado em cinco minutos. 

Lei municipal 4303/05 determina que todas as agências bancárias de Campo Grande são obrigadas a prestarem serviços em tempo razoável. Em dias comuns o tempo máximo é de 15 minutos.

Em dias de pagamentos do funcionalismo público, de vencimentos de contas de concessionárias de serviços públicos e de recebimentos de tributos, o tempo permitido de espera é de 20 minutos. Nos dias de véspera ou pós feriados prolongados, o atendimento dever ser feito em até 25 minutos.

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