ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  12    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Em Campo Grande, asilo São João Bosco é opção para destinar 3% do IR

Em vez de ir para os cofres federais, porcentagem do tributo é enviada para instituição

Por Cassia Modena | 11/05/2025 18:11
Em Campo Grande, asilo São João Bosco é opção para destinar 3% do IR
Instituição cuida de 93 idosos em situação de vulnerabilidade social atualmente (Foto: Divulgação/Asilo São João Bosco)

O prazo de entrega da declaração do IRPF (Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Física) se encerra em 30 de maio. Quem ainda não declarou, ainda tem tempo de escolher uma instituição beneficente para destinar 3% do tributo devido ao preenchê-la no site ou aplicativo da Receita Federal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Asilo São João Bosco, instituição que atende 93 idosos em situação de vulnerabilidade social em Campo Grande, está apto a receber destinações de até 3% do Imposto de Renda de pessoas físicas e 1% de empresas no Lucro Real. A doação pode ser feita diretamente na declaração, sem custos adicionais para o contribuinte.Fundada em 1923, a instituição oferece serviços como nutrição, fisioterapia e atividades recreativas, tendo 70% de sua receita proveniente de doações. O asilo também aceita contribuições via PIX, doações de alimentos, fraldas geriátricas e medicamentos, além de trabalho voluntário.

Uma das aptas a receber essa contribuição em Campo Grande é o asilo São João Bosco. A entidade atende 93 idosos atualmente, todos sem vínculo familiar e sem condições de pagar a permanência em uma casa de repouso privada.

De acordo com Luís Antônio dos Santos, contador do Asilo, pessoas físicas e jurídicas podem direcionar parte do IR ao asilo sem custo adicional.

"Muitos contribuintes não sabem, mas é possível ajudar sem gastar nada a mais. Basta optar pela destinação de até 3% do imposto devido, no caso de pessoas físicas, e 1% para empresas no Lucro Real. É uma forma de transformar um valor que já seria pago ao governo em apoio direto a quem precisa", explica.

O contador ensina no passo a passo como preencher a declaração prevendo a doação do imposto:

  • Pessoa Física (Declaração Completa) - no programa da Receita Federal, acesse a ficha "Doações Diretamente na Declaração – ECA" e selecione o Fundo Municipal do Idoso de Campo Grande. O valor pode chegar a 3% do IR devido.

  • Pessoa Jurídica (Lucro Real) - empresas podem destinar até 1% do IR devido diretamente ao fundo, com benefício fiscal integral. Vale buscar ajuda de um contador para fazer a doação.
Em Campo Grande, asilo São João Bosco é opção para destinar 3% do IR
Fachada do asilo, que está localizado no Bairro Tiradentes (Foto: Divulgação/Asilo São João Bosco)

O São João Bosco - Fundada em 1923, a instituição é referência no acolhimento a idosos em Campo Grande há mais de 100 anos. Oferece serviços como nutrição, fisioterapia, pedagogia e atividades recreativas. Cerca de 70% de sua receita vem de doações da sociedade.

Isis Magalhães, presidente do asilo, reforça a importância das contribuições: "Cada destinação significa mais dignidade para nossos idosos. É um gesto simples, mas que impacta diretamente em medicamentos, alimentação e cuidados especializados".

Além da destinação do IR, o asilo aceita:

  • Doações via PIX pela chave doe@asilosjb.org.br (Banco do Brasil);
  • Doações de alimentos, fraldas geriátricas e medicamentos;
  • Trabalho voluntário e visitas.

O endereço do São João Bosco é Avenida José Nogueira Vieira, 1900 - Tiradentes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias