ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Em workshop, empresários evitam falar de crise para focar em sucesso

Mariana Rodrigues | 15/10/2015 10:56
O workshop reuniu vários empresários de Campo Grande na manhã de hoje no Sebrae. (Foto: Fernando Antunes)
O workshop reuniu vários empresários de Campo Grande na manhã de hoje no Sebrae. (Foto: Fernando Antunes)

Em tempos que o país passa por momentos difíceis tanto na política quanto na economia, uma das formas dos empresários se tornarem competitivos é usando a criatividade para se reinventar, aplicar um modelo de gestão que dê certo e fazer um plano de ação para reverter as dificuldades. É isso que o MS Competitivo e Sebrae querem mostrar durante workshop realizado nesta quinta-feira (15), que leva profissionais de empresas que atuam com excelência no ramo e conseguem crescer mesmo em meio a crise.

De acordo com Cláudio Mendonça, diretor superintendente do Sebrae/MS, é importante se aprofundar na gestão, reduzindo custos e aumentando a competitividade de cada empresário. "O MS competitivo juntamente com o Sebrae, está discutindo esses pontos e vemos como as grandes empresas, como a Volvo e Natura, já estão fazendo e já fizeram em questão de melhoria de gestão, então é um modelo que temos hoje", afirma.

Cláudio lembra que a forma com que essas empresas lidam com o momento difícil, são métodos aplicados no mundo inteiro e que garantem o sucesso das mesmas. "É importante adaptar esses métodos para a realidade dos empresários de Mato Grosso do Sul, não é que eles devem implantar o mesmo processo de gestão e sim adaptá-lo da melhor maneira para lhe garantir sucesso também".

"Essas empresas que vão apresentar o plano de gestão são consideradas parâmetros, elas vão explicar aqui como fazem para reter colaboradores, como lidar com processo decisório entre outros assuntos que fazem a diferença neste momento", explica.

Cláudio Mendonça, diretor superintendente do Sebrae/MS, acredita que é importante um plano de gestão. (Foto: Fernando Antunes)
Cláudio Mendonça, diretor superintendente do Sebrae/MS, acredita que é importante um plano de gestão. (Foto: Fernando Antunes)

Para Reginaldo Lima, superintendente da Fecomércio (Federação do Comércio de MS) e diretor de Desenvolvimento do MS Competitivo, a empresa precisa estar preparada e gerenciando seus custos ao longo do tempo, para que quando começar essas mudanças bruscas ela tenha uma capacidade mais rápida de se reinventar. "Desta forma o empresário consegue fazer um plano de ação para reverter a situação, consegue envolver seus colaboradores, chamar essas pessoas para o desafio, consegue chamar seus clientes, seus fornecedores e isso é possível através do planejamento", acrescenta.

Conforme informou Reginaldo, a crise política pela qual o Brasil e Campo Grande passam atualmente afeta a economia gerando a desconfiança, tanto dos empresários quanto dos clientes. "Alguns empresários ainda têm medo de investir, temos diversos perfis, alguns são mais pessimistas outros conservadores, mas o brasileiro é muito criativo, então se a gente alinhar essa criatividade com o plano de gestão, o empresário consegue sair da crise", acredita.

Um dos palestrantes, Rafael Kobren, engenheiro de Sistema de Gestão do Grupo Volvo América Latina, afirma que a receita é simples, pois em época de crise é a gande oportunidade para criar. "Se você elimina o 's' da palavra crise, fica crie, e é isso que temos que fazer. Esse é um grande momento para identificar novas práticas de gestão tanto para as micro e pequenas empresas, quanto para as grandes empresas", destaca.

Rafael Kobren, engenheiro de Sistema de Gestão do Grupo Volvo América Latina, acredita que o momento é oportuno para criar. (Fernando Antunes)
Rafael Kobren, engenheiro de Sistema de Gestão do Grupo Volvo América Latina, acredita que o momento é oportuno para criar. (Fernando Antunes)

Questionado sobre a crise, Rafael afirma que não se deve intimidar pela palavra e muito menos pelo período difícil, mas sim aproveitá-lo para melhorar os resultados da empresa através de um plano de gestão."A Volvo desde 2003, vem obtendo grandes resultados mesmo em período difícil que é o que estamos passando".

MS Competitivo - O Movimento é presidido pela Fecomércio MS (Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo), e o Sebrae-MS. Lançado em 2004, o Movimento Mato Grosso do Sul Competitivo, teve sua oficialização em 2005, quando se consolidou com apoio financeiro do Movimento Brasil Competitivo, Petrobras, Gerdau e Sebrae.

O compromisso é mobilizar lideranças para a melhoria da qualidade, produtividade e competitividade das organizações privadas, públicas e do terceiro setor a fim de consolidar as cadeias produtivas que fortalecem a vocação natural do Estado, agregando qualidade de vida para a população sul-mato-grossense.

Nos siga no Google Notícias