ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Empresa italiana vai testar na capital combustível com mistura de diesel e GNV

Flávio Paes | 29/10/2015 21:10
Deputado  Marcio Fernandes articulou vinda de empresários a Mato Grosso do Sul (Foto:Divulgação)
Deputado Marcio Fernandes articulou vinda de empresários a Mato Grosso do Sul (Foto:Divulgação)

Um grupo empresarial italiano do setor logístico e do transporte público , apresentou nesta quinta-feira a diretores da MS Gás, uma tecnologia que permite o abastecimento de motores a diesel com uma mistura controlada por combustível diesel e gás, ao mesmo tempo. A reunião na estatal foi intermediada pelo deputado estadual Márcio Fernandes (PT do B).

 Segundo o executivo Giovanni Deregibus, da Dimsport – Grupo que operacionaliza produtos tecnológicos do setor automotivo – a mistura do gás com uma pequena quantidade de diesel aponta para uma redução no custo do combustível que varia de 10 a 40%.

“O valor pode mudar devido ao tipo de gás empregado e a variação de preços no mercado de combustível, mas a nossa garantia é de que a plataforma funciona e o preço fica mais em conta”, esclarece Deregibus.

A previsão é de que em menos de um mês um caminhão-teste seja disponibilizado pelo Grupo Dimsport para calcular em rota específica os benefícios de Mato Grosso do Sul aderir ao sistema

Segundo o diretor da Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGás), Rudel Espíndola Trindade Junior, hoje o consumo do gás natural para fins veicular é limitado porque a comercialização para o consumidor é quase um monopólio.

“Só existem oito postos de gasolina com GNV em Campo Grande e um em Três Lagoas. A expansão desse sistema no Estado é muito interessante para a Companhia. Gostaríamos de fazer esse investimento chegar, inclusive, até as empresas de ônibus”, disse.

O deputado estadual Marcio Fernandes reforçou que Mato Grosso do Sul é a porta de entrada do gás natural para o Brasil. “É muito interessante para nós a implantação desse sistema no Estado não só pela economia no custo operacional, mas também pela diminuição na emissão de poluentes”, explicou.
Para o presidente da Associação das Empresas de Transporte Coletivo (Assetur), João Rezende Filho, a plataforma tecnológica é muito atraente, mas ele pondera que precisaria primeiro testar a frota para saber se realmente vale a pena.

“A despesa mais importante que nós temos no sistema do transporte urbano, depois da mão de obra, é com o combustível. Consumimos mais de um milhão de litros de diesel todos os meses. Se pudermos cortar os gastos e a plataforma for viável técnica e financeiramente, temos interesse no sistema”, garante.

O empresário Cláudio Cavol, presidente da Três Américas Logística e Transporte, destacou que a plataforma seria uma solução de economia para a empresa em função do alto custo do frete cobrado hoje. “Vamos aguardar a vinda do caminhão para a demonstração prática e assim teremos um diagnóstico mais preciso sobre a redução dos custos”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias