ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Empresários lançam 1º site de compra e venda de empresas do Centro-Oeste

Caroline Maldonado | 19/08/2014 13:11
Segundo o advogado Ronaldo Perez, site tem classificados e artigos sobre o tema, mas não presta  consultoria (Foto: Divulgação)
Segundo o advogado Ronaldo Perez, site tem classificados e artigos sobre o tema, mas não presta consultoria (Foto: Divulgação)

Vender ou comprar uma empresa não é algo simples e exige uma boa consultoria, mas o que muitos empresários sentem falta é de mais informação e um espaço específico para oferta e procura. Pensando em atender essa demanda, um grupo de empresários lançou um site que tem artigos e ainda um classificado específico para os interessados nesse tipo de negócio.

O www.canaldeempresas.com.br é o único que oferece esse serviço no Centro-Oeste, de acordo com os quatro sócios do escritório de advocacia "Lopes, Dodero e Ocampos", que tiveram a iniciativa. Eles fazem parte do grupo que criou o Canal de Leilões que, há 5 anos, media vendas de bens, que podem ser tanto de valores altos, quanto os avaliados em menor valor.

Especialista em direito tributário, o advogado Vicente Lopes conta que a ideia do site surgiu ao perceber que os empresários têm muitas dúvidas na hora de pôr uma empresa à venda. “As pessoas chegam e pedem que façamos um contrato de venda. Então a gente diz: 'mas você já tem tais documentos, já providenciou isso e aquilo?' Aí percebemos que os empresários têm pouca informação sobre a negociação de empreendimentos”, relata Vicente, ao explicar que o site não media as negociações, mas tem artigos escritos por especialistas no assunto que podem facilitar o entendimento por parte dos empresários.

Além das dúvidas, surge o receio tanto da parte de quem compra como de quem vende, explica o advogado Ronaldo Perez, que é especialista em direito societário, empresarial e contratos. Segundo ele, ao pôr um negócio à venda, os empresários devem ter uma série de precauções para não ter problemas futuros.

“Existem questões trabalhistas, tributárias, de natureza societária, entre muitas outras que devem ser observadas e isso preocupa as pessoas. Muitos, nos procuram já depois de fechar o negócio por conta própria relatando esses tipos de problema”, conta o advogado. De acordo com Ronaldo, o Canal de Empresas não oferece consultoria, mas informações que podem ajudar quem começa a pensar em negociar uma empresa.

Ademar Ocampos, um dos sócios é especialista em direito civil e trabalhista. (Foto: Divulgação)
Ademar Ocampos, um dos sócios é especialista em direito civil e trabalhista. (Foto: Divulgação)

Com experiência também como empresário, o advogado Mauro Dodero destaca que o classificado vai facilitar ainda o trabalho de corretores do Estado que, muitas vezes, improvisam anunciando as empresas dos clientes em site de compra e venda de imóveis. “Nosso intuito com o site é potencializar o processo de escolha com um instrumento específico que até agora não tinha na região”, afirma o especialista em direito empresarial.

“Nós acreditamos que o site vai suprir uma necessidade grande, porque até agora quando alguém precisava vender a empresa, se limitava a anunciar em jornais”, complementa o sócio Ademar Ocampos, especialista em direito civil e trabalhista.

O cadastro no site é gratuito para quem quer avaliar as ofertas, enquanto aqueles que oferecem empresas podem escolher entre dois planos, cujos os preços variam entre R$ 60 e R$ 180 reais. Os empresários têm liberdade para escolher quais informações querem tornar públicas ao anunciar e quais preferem fornecer apenas aos interessados que entrarem em contato.

Nos siga no Google Notícias